Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Ação social no contexto atual

 

Weber atribui o sentido de ação social como um tipo de conduta individual, que possui sentido tanto para o autor quanto para as pessoas afetadas por essa ação.

Dessa forma, Weber propõe um método mais individualista de análise social, ele parte do pressuposto que o indivíduo, com suas ideias próprias e moldadas pela cultura e pelo seu contexto histórico, modela a sociedade.

Quando nos deparamos com conversas realizadas pelo atual presidente da república, conseguimos ter maior entendimento do fenômeno entendido como ação social e qual sua finalidade numa sociedade, tomarei com exemplo uma conversa de Jair Bolsonaro com seus apoiadores no ano passado, em que o presidente diz: “O agro realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o 'fique em casa'. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome. Daí, ficam reclamando de tudo”. O que podemos retirar como análise dessa ação, que foi a de proclamar deboche com as pessoas que foram contra os atos governamentais e ficaram isoladas em casa, é um apelo do presidente para que outros indivíduos que possuam os mesmos valores, aceitem esse discurso e formem o que é ditado por Weber por relação social. Essa classe de discurso, que busca ridicularizar os opositores, é muito comum em datas perto de eleições, visto que, reforçando seus valores culturais e ridicularizando adversário, as relações sociais ficam mais calorosas.

Grupos de pressão são parte fundamental para que essa categoria de relação seja feita, todo individuo realiza um ato considerando que outro grupo de pessoas irá aceitar e tomar como normal, dessa forma, o que possui por trás de um discurso degradante como esse, é todo um coletivo de apoiadores que recebem esse tipo de declaração como normal. Também, é imperioso notar o contexto cultural que cada ação carrega, faz muito sentido esse modelo de discurso no Brasil atualmente, pois é considerado um país majoritariamente conservador e capitalista, contudo, se trocarmos o contexto ou apenas colocarmos o mesmo discurso em outra época de um mesmo país, tal ação pode e provavelmente possuirá valor diferente.



Vinicius Alves do Nascimento - Direito Matutino 


a sociologia compreensiva de Max Weber

 
      Max Weber, um dos pais da sociologia, escreveu suas ideias sobre a compreensão da sociedade ao longo do século XIX com influências de Marx, Platão, Maquiavel, Kant, Nietzsche, entre outros. O intelectual, jurista e economista alemão entendia a sociologia como uma ciência da realidade que permitia se obter uma visão crítica em torno do mundo do indivíduo. Para ele, a sociologia é responsável por interpretar a ação social para, assim, poder explicar o comportamento dos indivíduos daquela sociedade. Por esse tipo de análise que sua teoria recebe o nome de sociologia compreensiva.

Com isso, a compreensão sociológica na realidade é uma interpretação hipotética que visa criar um caráter semelhante nas ciências humanas do que seriam as ciências nomológicas para o campo das ciências naturais, isto é, como não podemos realizar o mesmo tipo de entendimento científico que um biólogo realiza sobre um ser vivo (estudando-o a partir de regras que caracterizam o organismo), então, segundo Weber, um sociólogo deveria compreender o indivíduo com as interpretações hipotéticas de suas ações.

Para Weber, a interpretação do indivíduo dá-se pelo conjunto dos valores - carregados pelo mesmo que o levaram a realizar tal ação - e o sentido - motivo e lógica para a realização da ação. Ambas ações combinadas criam um caráter metodológico para as ciências sociais, validando-a como uma interpretação científica da sociedade. Com isso, depreende-se que a análise weberiana tem caráter individualista com enfoque central no indivíduo, sendo possível a criação do que seria descrito como tipos ideais - pessoas que apresentam valores e sentidos semelhantes na realização da ação social, como, por exemplo, o conjunto de características que definem um bolsonarista além do apoio político.

Vale-se ressaltar, por fim, que, a partir das informações supracitadas, a cultura compreende-se como um conjunto das ações sociais, ou seja, a similaridade de comportamentos e interações sociais de um grupo de indivíduos de determinada região em um determinado período histórico fazem o entendimento de uma cultura. Weber também compreende a cultura como uma maneira de dominação tal qual o direito, pois ambos são determinadores de condutas sociais ideais, perpetuando a mentalidade daquela sociedade.