Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 18 de abril de 2022

     Na conjuntura mais hodierna, uma parcela significativa da política interna, principalmente, de diversas nações tem sido duramente impactadas pela desarticulação que o, até então consolidado, método científico vem sofrendo. Ainda que sujeito a críticas, dado o caráter, em partes, elitista da definicão supostamente apenas racional do método científico, sua consolidação trouxe também conquista que, ao longo dos séculos, permitiram a maior existência de alguns avanços civilizatórios.

    Porém, a mera rejeição desse racionalismo, sendo esse substituído por uma amplificação do chamado senso comum, tem trazido prejuízos substanciais a diversos povos. Reforçando a dicotomia citada por Bacon entre o senso comum e a ciência.

    Destaca-se, nesse sentido, a ampla aprovação popular, à época, do plano de retirada do Reino Unido da União Européia (Brexit). Mesmo diante de um consistente entendimento no meio científico dos impactos negativos da efetivação dessa proposta, ela foi levada a cabo, em especial, pelo sentimentalismo, pela percepção coletiva de que o que se acredita pode sobrepor-se à verdade, o que, naturalmente, não ocorreu.

    Noutro sentido, a grande rejeição que se observou no que tange a vacinação no contexto da pandemia do Covid-19, o fortalecimento de grupos "antivax" ao redor do mundo, tem elucidado essa desarticulação e os consequentes impactos da negação da ciência tradicional, dentre os quais evidencia-se a elevação quase exponencial das chamadas "mortes evitáveis".
    Por essa mesma óptica, o recente arrefecimento na relevância dada às pautas verdes ao redor do mundo perante a forte rejeição ao petróleo e, principalmente, ao gás natural russos e a consequente "corrida" por novas fontes dessas commodities tem aumentado, consideravelmente, sua demanda. Mesmo diante dessa realidade, a desconsideração das questões ambientais, já consolidadas no meio científico, tende a, tal qual nos exemplos anteriores, trazer sérias consequências à humanidade como um todo.
    Assim sendo, a contemporaneidade permite notar o embate, destacado há muito por Bacon, entre o senso comum e a ciência e, principalmente, os severos impactos dessa desarticulação de setores do meio científico para a população em geral e, em especial, as mais carentes."