Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 13 de abril de 2018


A Libertação Social


  No decorrer da história, com a ascenção e queda de inúmeros sistemas políticos e econômicos, bem como correntes de pensamentos vigentes, a sociedade foi constatemente submetida às amarras das ideologias vigentes. Nesse processo, com a economia tornando capitalista e com o Iluminismo, -ambos que surgiram em favor da burguesia- a população foi presa a um regime de divisão de classes e exploração, que define boa parte da vida e relações cotidianas.

  Por isso Marx e Engels defendem no livro “Manifesto Comunista” a emancipação do homem das relações de trabalho capitalistas, posto que acreditar ser a causa de toda a miséria e desigualdade a luta de classes. Isso, na prática, significaria não apenas novas formas de produção, mas também uma sociedade regrada não mais pela particularidade, mas pela universalidade, fator esse que seria garantido juridicamente.

  É tambem importante considerar que para Marx e Engels deve-se enxergar o Socialismo como ciência, e assim portanto, analisar a sociedade de maneira dinâmica, ampla e empírica, valendo-se assim de fatos e não apenas de ideias.Desse forma, o Socialismo surge como maneira de fazer com que o homem enxergue o fato de valer-se por si mesmo e de poder tornar a realidade mais justa e igualitária, por meio do Socialismo: desde a análise sob sua luz até uma sociedade Comunista e baseada na prole, a maioria da população e detentora da força de produção.

Mariana Cruz de Souza, turma xxxv- Matutino