Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

Comte e Durkheim - os idealizadores da sociologia

Augusto Comte, ao propor o positivismo enquanto filosofia e método científico, previu a criação de uma nova disciplina para estudo dos fenômenos sociais, a chamada física social. A física social de Comte é o princípio da ideia do que se conhece hoje por sociologia. No entanto, essa ideia só foi desenvolvida 53 anos depois, com a publicação de As Regras do Método Sociológico, de Émile Durkheim. Sendo assim, pode-se dizer que Comte é o idealizador da sociologia, enquanto Durkheim é seu primeiro desenvolvedor.
Durkheim aprofunda a noção de Comte sobre a separação do estudo da sociedade das demais ciências. Primeiramente, ele define o conceito de fato social, peça chave para o entendimento da sociologia durkheimiana. O fato social consiste em maneiras de agir e pensar que se apresentam sobre os indivíduos de maneira coercitiva - são de "caráter intrínseco" à própria organização social. O fato social é o objeto de estudo da sociologia.
Encontra-se aí uma dificuldade: como julgar um fato social, sendo que o próprio sociólogo está inserido nele? Para Durkheim, a resposta está em tratar o fato social como objeto, como coisa, distanciando-se dele o mais possível. É um ponto de vista já adotado por Bacon, que fala em "combate aos ídolos da mente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário