Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Um (não) presente capitalista, hegeliano e produtivo

 Querido ser humano contemporâneo,

            Olá, como vai? Espero que com inúmeras tarefas, cabeça cheia e sem tempo para questionar tudo que está acontecendo. Não sei se te contaram, mas está na última moda dormir poucas horas e se alimentar com rapidez, afinal a palavra da vez é produtividade. E eu tenho certeza que você não quer ficar de fora dessa.

            As máquinas roubaram trabalhos que não foram rearranjados, mas está tudo bem, o que importa é que se tornou mais rápido e diversificado as forças produtivas, assim, possibilitando que a sociedade consuma mais. O Estado sabe exatamente daquilo que todos precisam, então sem neurose.

            Talvez você esteja em um trabalho informal, ou até mesmo com dois empregos ao mesmo tempo para tentar sustentar seus filhos e lidando com preços um “pouquinho elevado”. Mas está tudo bem, nada de se prender às relações sociais da sociedade civil, ela é a personificação de conflito e egoísmo, aqueles que possuem os poderes políticos estão proporcionando o equilíbrio necessário, te garanto.

            Eu sei que, provavelmente, o seu trabalho se sobrepôs a sua vida pessoal e você nem consegue separar mais, são domingos com e-mails, falta de atenção para as crianças, tudo por conta da ansiedade – aquele medo do desemprego, de uma mudança permanente. Então, está tudo bem, o trabalho dignifica o homem e é isso que importa, as condições, os salários e os turnos nem são tão relevantes assim.

            Mas se você achar realmente que alguma coisa pode estar errada, não enlouqueça, liga para o pastor ou para o padre. Afinal, se a salvação terrena não der, você pode tentar com a salvação eterna.

PS: Nada de ouvir gente que entenda sobre Engels e Marx, eles realmente não sabem a importância de um dogma e da ideologia.

Com carinho (nem tanto assim) Hegel, Capitalismo e Estado.


Maria Fernanda Barra Firmino - 1° semestre matutino

O Capitalismo Moderno: velhas amarras, novas correntes

   No século XXI, com o desenvolvimento da Revolução Técnico-Científica e Informacional, as forças produtivas sofreram um imenso aprimoramento tecnológico, favorecendo, principalmente, os setores de informática e robótica. Sendo assim, esse avanço da ciência permitiu não só uma mudança nos instrumentos de ofício, mas também nas próprias relações trabalhistas. Há, portanto, uma realidade etérea entre as empresas contemporâneas e seus respectivos funcionários.

   Primeiramente, na esfera filosófica, Karl Marx e Friedrich Engels na obra, A ideologia alemã, argumentam sobre o fato dos homens serem diferentes dos outros animais, visto que produzem seus meios de existência, constituindo indiretamente sua própria vida material. Com isso, é através dessas relações materiais que os seres humanos constroem a sua história e seus pensamentos, sendo essa dependência dos homens entre si, condicionada pelas necessidades e pelo modo de produção que é tão antigo quanto ele. Entretanto, essas interações humanas podem ser desarmônicas, prejudicando os indivíduos ou, até mesmo, estabelecendo vínculos exploratórios.

   Seguindo essa lógica de exploração, Richard Sennett relata no primeiro capítulo de seu livro, A corrosão do caráter, um encontro com o jovem Rico. Ademais, após muito debate o autor revela uma conclusão sobre a flexibilidade nas relações do trabalho, a saber que o novo capitalismo enfatiza situações de instabilidade no emprego, somado a uma falsa percepção de controle e respeito próprio no serviço. Por conseguinte, Sennett exemplifica essa ilusão de segurança com a história do pai de Rico, o qual sentia que se tornava o autor de sua vida a cada conserto e prestação paga da casa, embora fosse inferior na escala social por ser faxineiro.

   Em suma, o atual sistema de uberização, no ambiente profissional, evidencia a gradual perda de direitos trabalhistas pela população, uma vez que esta é constantemente excluída dos maiores lucros empresariais, desvinculando o prestador de serviços com o argumento de que este representa um funcionário autônomo. Dessa forma, através de uma ideologia análoga a existente no texto de Sennett, o sistema capitalista moderno impõe uma enganosa crença de que o indivíduo produz somente para a manutenção de sua vida. Contudo, é exatamente neste aspecto que se encontra os maiores tipos de exploração salarial e humana sobre o trabalhador.


Bruno Solon Viana - Direito Matutino Primeiro Semestre

Ascenção 

    Marcos entrou no refeitório e preparou um café. Em seguida, veio Ricardo, que perguntou ao outro se os horários de lanche tinham sido trocados, recebeu resposta positiva, conferiu seu nome na tabela e, aliviado, confirmou que ambos estavam autorizados a estar ali das dez às dez e meia. Sentaram-se, e Ricardo largou a cabeça sobre os braços postos na mesa. 

    Como Marcos permanecera em silêncio, o desolado usufruiu de um espacinho para cuspir queixas em tom baixo e na velocidade de um raio. Disse que tinha nojo de ter perdido, para um computador (um comutador!) a função de organizador de arquivos que tanto amava, falou que não suportava mais ser incomodado por e-mails da empresa no domingo, que odiava, apesar de compreender,  o fato de ele nunca conseguir ser tão produtivo na sexta quanto era na segunda-feira, e que o tio dele trabalhara no mesmo prédio por quarenta anos sem precisar aguentar uma ameaça de demissão sequer. Saltaram lágrimas daqueles olhos quando ele afirmou, diante de um Marcos imóvel, mas atento, que esse medo de perder o emprego afetou-lhe os apetites, a disposição para estar com os filhos e a relação com a esposa. 

    Como Marcos seguia firme nas mordiscadas do pedaço de bolo que trouxera, Ricardo ganhou coragem para puxar fôlego e colocar tudo para fora de uma vez. Disse ele que dava ódio saber do controle que meia dúzia de acionistas da Bolsa tinha sobre o seu suado salariozinho, que o tio amava a empresa de que fora funcionário a ponto de pendurar uma foto da equipe na parede, ao passo que ele, sobrinho, mal podia suportar ver aquelas caras no Facebook. Chorando, por fim, Ricardo admitiu que não tinha decidido se ensinava aos filhos valores de bondade, paciência e fraternidade, ou os de esperteza, competitividade e ambição, porque ele próprio não sabia em quais acreditar. 

    Marcos, cujo pratinho já estava quase vazio, sugeriu que o amigo acreditasse na Revolução. Explicou, ainda, os conceitos de alienação, superestrutura midiática, burguesia e proletariado ao colega, e comentou que as queixas do amigo eram próprias de quem temia virar exército de reserva, estrutura essa a real responsável pelo fim da estabilidade. Por fim, disse Marcos que eram os fortes sindicatos da época que favoreciam as condições de trabalho do tio, e não a competência pessoal dele ou a bondade dos patrões. 

    Encerrado o assunto, os dois prepararam-se para voltar ao trabalho e Ricardo tomou um susto ao perceber que eram dez e trinta e dois. Saiu, nesse instante, o chefe deles de trás da porta aberta da geladeira, que lhes fez sinal de corte próximo à garganta, gesticulou uma assinatura e apontou para a saleta do RH. Marcos foi, conformado, com o braço sobre as costas do amigo choroso. Eles não eram, naquele momento, outra coisa senão operários unidos. 

    E, antes que um dos dois abrisse a porta, afastou-se dela Adão, colega de ambos que ouvira tudo do lado de fora e, ao perceber o fim do espetáculo, tratara de enfiar-se no banheiro. Ricardo tinha lhe ajudado a imprimir uns documentos algumas vezes, e Marcos ia, toda semana, tomar café na casa dele, era verdade. Mas postos vagos eram postos vagos, e o moço teve que morder um pedaço da camiseta para não gargalhar com a dupla possibilidade e ascensão. 

Maria Paula Aleixo Golrks - 1° semestre Direito Matutino