Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

ANOMIA SALVA PELA ÉTICA DO MERCADO

           Na virada do século XIX para o XX havia montanhas de autores propondo uma ciência social, porém, Durkheim atribuia a si a capacidade de dizer "sociologia é isso", sociologia é a ciência dos fatos sociais. Fatos sociais é tudo aquilo que é um constructo humano, é exterior, geral e exerce uma certa coerção sobre os indivíduos. Ao contrário de Max Webber, Durkheim se preocupou mais com as instituições do que propriamente com os indivíduos. O sistema educacional chamou muita atenção de Durkheim , pois é lá que os jovens são preparados para se apresentarem a sociedade de uma forma disciplinada, mas não submissos a ela.
         Havia uma concepção diferente de sociedade entre Marx e Durkhei. Enquanto Marx achava que podia encontrar na economia a explicação pelo modo como a sociedade se organiza, Durkheim dizia que a economia não tem capacidade organizadora.
          Nas sociedades simples, um conjunto de princípios, ou seja, uma moral é a garantidora de uma coesão. Assim, um ato ofensivo contra um indivíduo afeta a toda a sociedade. Nas sociedades mais complexas, ao invés de perceberem que uns precisam dos outros, algumas pessoas priorizam a vontade individual, gerando assim, o que Durkheim chama de individualismo exacerbado, e por consequência, uma anomia onde perdem-se os valores.
          No mundo capitalista do século XXI em que vivemos, os laços entre as sociedades estão abalados pela lógica do mercado a somente visar o lucro, porém, é no próprio mercado que há a cura da anomia, na verdade, a cura está na ética do mercado . As empresas deveriam ser verdadeiras instituições que ensinam as regras sociais, e assim manteria a coesão na sociedade.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário