Em nossa sociedade atual o conceito de educação é frequentemente pautado como o caminho sublime para o progresso individual e também coletivo. Assim como o direito tem por essência ser um instrumento neutro de justiça e de preservação a ordem igualitária. Para Durkheim toda sociedade seria um tipo de organismo social, onde tudo nela iria persistir uma função social determinada. A escola por exemplo, podemos concluir que ela não é apenas um processo de aprendizagem e que visa ensinar conteúdos, mas também de formação moral, onde os alunos irão ser incutidos a chegar a determinada forma de agir e pensar, mesmo que não seja por vontade própria. Um exemplo disso é a frase "Aqui se formam cidadãos" que muitas escolas levam como brasão perdurado em sua forma de regimento.
Pensando assim, não seriam muitas das nossas atitudes, percepções sobre o mundo, e convicções que achamos ser nossas, apenas um mecanismo de coletivização para a manutenção da ordem? Na escola somos ensinados a nos vestirmos corretamente, falar educadamente e sem gírias, se for menina agir como uma dama, se for menino como um macho alfa, esses moldes que são colocados na escola, e que muitas vezes não percebemos moldam significativamente nosso ser social transformando nossos corpos e mentes para que sigamos as regras, primeiramente da sala, depois da escola, e depois cegamente as do Estado.
Ademais, indo por essa lógica, podemos enxergar outra contradição onde Durkheim nos alerta sobre a punição, que de acordo com ele não é apenas corrigir o culpado ou proteger a sociedade de seus atos, sua verdadeira finalidade seria reafirmar oque deve ser a consciência coletiva, escrachando como deve ser o nosso comportamento. A Lei se apresenta na neutralidade, mas esse conceito não sai do papel, a realidade é a de jovens negros, periféricos e pobres, que sendo quem são, já estão contra o padrão imposto pela sociedade. Estes são presos por míseros delitos, muita das vezes infundados, enquanto os crimes de colarinho branco são ignorados ou tratados com complacência pelo sistema jurídico, todos os dias nos jornais é exposto notícias de pessoas negras que nem sequer tinham culpa ou mão suja nos crimes os quais foram acusados, enquanto vemos muitos políticos que roubam e desviam milhões, serem perdoados com direito a palanque.
Por isso na verdade, o direito e a educação estão mais ligados do que parece, eles são duas ferramentas importantes e "invisíveis" do controle social, e não tirando sua importância no contexto social mas realocando sua verdadeira face. Dessa maneira, mesmo que carreguem consigo algum aspecto positivo de si, mesmo que mantenham a estabilidade, nem sempre trazem consigo a equidade, causando desvios, que não tem por seus fins a liberdade, mas sim manter tudo como está. Como Durkheim afirma, toda prática social carrega sua função, e por isso esperamos ansiosamente pelo dia em que o direito e a educação não sejam mecanismos de controle social, por uma sociedade que não naturalize, oque é imposição.
Lana Laura - Direito noturno.