Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A Ação: Os princípios axiológicos por trás da conduta

 

Nas últimas semanas o caso da garota de dez anos abusada pelo tio no Espírito Santo agitou as redes sociais e provocaram manifestações em todo país. O motivo das agitações era devido a decisão do Supremo Tribunal Federal de assegurar o direito da garota de realizar o aborto. As lamentáveis cenas, de protesto e tumultos de grupos extremistas em frente ao hospital, em que se realizou a operação, foram noticiadas e repercutidas nos meios de comunicação. Assim, em análise ao triste episódio narrado acima, pode-se perceber condutas nos manifestantes baseadas em valores específicos.

O alemão, Max Weber, pilar da sociologia compreensiva e grande influenciador da teoria do agir, responde as indagações mencionadas anteriormente ao classificar as motivações que geram a ação dos indivíduos. Isto é, Weber compreende que os indivíduos agem de acordo com princípios e convicções próprias de cada um. Assim, alguns seres buscando determinado fim age em prol da realização de tal desejo, ou até mesmo age sobre ideais que compreendem serem corretas. Dessa forma, diversas manifestações, seja ela de um indivíduo ou de um grupo, são possíveis de identificar as motivações qualitativas da ação.

Dessa forma, nota-se na sociedade brasileira diversos movimentos de determinados grupos sociais que agem baseados em princípios axiológicos. Princípios estes, muito influenciados por crenças religiosas ou até mesmo por tradições já estabelecidas socialmente. Logo, o caso da garota de dez anos que teve o direito assegurado pelo STF, incomodou alguns dos setores da sociedade, devidamente por tal direito ir contra o princípio destes. Isto é, aqueles que são contra determinadas ações sentem se incomodados quando alguma ação fere os princípios que os incomodados elegeram como corretos. Assim, a construção histórica das ações sociais de cada indivíduo está diretamente associada a realidade social, pois a maneira como cada um interpreta a sociedade reflete no modo de agir de cada ser.

Portanto, os pensamentos do sociólogo alemão, Max Weber se apresenta muito atual a sociedade contemporânea, pois diante da pluralidade de ações que engendram o funcionamento das relações sociais é possível notar diversos aspectos característicos no modo de conduzir a vida de cada indivíduo. Aspectos estes que estão intimamente relacionadas as classificações adotadas por Weber no final do século XIX. Assim, para que atitudes como as relatadas no início deste breve texto, sejam apagadas da nossa sociedade, são necessários os mesmos questionamentos da doutrina compreensiva, isto é, buscar interpretar todas as motivações da ação de cada indivíduo e incorporar aos nossos valores os princípios que mais correspondem a nossa cosmovisão.

 

 Rafael Bronzatto - 1º Direito Matutino