Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de abril de 2013

Instituições e gerações


A manutenção da ordem em determinada sociedade é realizada através de instituições que possuem a finalidade de adequar o comportamento dos indivíduos à vida coletiva. De que modo esta ordem é transmitida com o passar das gerações?
Seja através de instituições de ensino que visam nos doutrinar à vida em sociedade ou do Direito que aplica punições àqueles “não doutrinados”, somos subordinados a uma realidade feita por todos nós, mas que ao mesmo tempo está fora de nosso controle, isto é, somos vítimas de algo que nos é exterior.
Deste modo, somos responsáveis pela manutenção de uma ordem que nos diz como pensar, agir; agimos e sofremos os efeitos de nossos próprios atos. Inconscientemente, passamos a educar as futuras gerações de modo que estas não perturbem a ordem, ou seja, esperamos que mantenham a mesma realidade.
Logo, pode-se dizer que por mais que ocorram algumas mudanças em nossa ordem, transmitimos nossa realidade e mentalidade, ou seja, possuímos a tendência de fazer com que o jogo não mude; há uma substituição dos jogadores, porém, de modo quase absoluto, as regras permanecem as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário