Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mudanças sociais?


A sociedade se encontra em constante transformação, isso desencadeia mudanças na mentalidade humana, que surgem para acompanhar e aceitar o que está sendo vivido. A partir da globalização o processo de liberalidade vem se acentuando, porém junto a isto não se exclui também um caráter retrógrado existente em alguns indivíduos que ilustra a intolerância em pleno século XXI.
A união homoafetiva é um exemplo de progresso na mentalidade humana, este fato que a tempos atrás não era aceito, devido ao moralismo e a questões religiosas, vem tomando espaço e adquirindo legalidade em diversas regiões do globo. Contudo, não se exclui os inúmeros fatos de não aceitação ilustrados constantemente pela mídia, devido a intolerância sofrida que advém de uma grande parcela da população (consciência coletiva) e muitas vezes são acompanhadas de violência por aqueles ditos homofóbicos. Estes muitas vezes temem que essas mudanças levem a sociedade ao caos, remetendo a ideia expressada no conceito de anomia de Durkheim ( da qual a ausência de regras levaria a desordem social) .
Durkheim acreditava que as ações que não são produtivas à sociedade seriam descriminalizadas, porém a partir do exemplo citado anteriormente, é possível analisar que seus ideais não foram totalmente correspondidos. A cada polêmica criada a cerca do assunto citado, cada processo aberto sobre os crimes cometidos contra os homossexuais, ou até mesmo aqueles abertos para buscarem seus direito perante a sociedade, submetem o Estado a maiores preocupações, indo contra o princípio do autor.
Resquício da sociedade primitiva, a intolerância vista atualmente se contrapõe aos inúmeros avanços tecnológicos e sociais advindos da racionalização do homem. O avanço do Direito em uma sociedade que impõe limites a partir de uma consciência coletiva retrógrada ligada aos costumes, a moral e a religião se dará, de fato, de uma maneira muito menos eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário