Emile Durkheim, em "Solidariedade Mecanica ou por Similitudes", classifica as sociedades em sociedades de solidariedade organica ou mecanica com base na divisao do trabalho observada. Nas sociedades ditas primitivas a divisao do trabalho e' chamada mecanica, pois nao ha grande diferenca entre os membros da sociedade quanto `a especializacao em tecnicas e saberes, contrastando com as sociedades mais desenvolvidas.
As acoes nas sociedades primitivas sao movidas pela consciencia coletiva, baseada nas tradicoes e revelacoes divinas, por isso certos comportamentos ganham maior carga passional, ainda que nao sejam relevantes para a producao social, como relacoes extraconjugais ou homoafetivas ou aborto. Em contrapartida, as sociedades mais complexas primam pela racionalidade e eficiencia da producao social. Nesse contexto a passionalidade do Direito esfria, mas nao desaparece, pois ha na sociedade racional organica a presenca vestigial daquela consciencia coletiva que guiava a sociedade nos primordios de sua formacao.
A dialetica formada na sociedade atual pela racionalidade e pela passionalidade do Direito gera grandes conflitos, nos quais uma parte da sociedade luta por liberdade e tolerancia, e outra teme a anarquia, ou anomia, que poderia resultar de uma liberalizacao profunda. Para Durkheim, a racionalzacao da solidariedade nao resultaria na anomia, mas numa cada vez maior harmonia social.
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