Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Irracionalidade influenciada.

Tema 1:

Durkheim, em sua obra “Da divisão do trabalho social” explicita a força e a importância que a consciência coletiva (conjunto de crenças e de sentimentos comuns a todos os membros de um grupo) tem para manter as sociedades coesas e ordenadas, estabelecendo, seja pela moral, pelos costumes, pelas crenças religiosas, um conjunto normativo que impede que as sociedades encontrem-se num estado de anomia.

Essa consciência coletiva, segundo o sociólogo, não é intermitente e sim, perene, ligando o modo de pensar das gerações umas às outras ao longo de grandes intervalos de tempo. Tal consciência nem sempre é justa ou proporcional, observando que ainda hoje há repressão às uniões homoafetivas, mesmo que estas não causem impacto nenhum à estrutura político-econômica da sociedade.

Vale ressaltar também o papel da mídia na formação de opiniões e de consciência das massas, influenciando até mesmo o poder judiciário, que por conta de opinião pública (ignorante) muitas vezes condena pessoas sem todas as provas necessárias, contrariando princípios básicos do direito como: in dubio pro reu, como nos casos recentes do goleiro Bruno e dos Nardoni.

Durkheim também discorre sobre a desproporcionalidade das penas, defendendo a idéia de que muitas vezes o mal causado e, fortemente reprimido, não prejudica tanto a ordem da sociedade como um todo, tal como assassinatos; e alguns que realmente o fazem acabam resultando na impunidade, tal como as crises econômicas.

O sociólogo também ressalta a lentidão da evolução do direito, principalmente no âmbito penal, resultante de uma sociedade conservadora, que não deseja quebrar os paradigmas que a fazem se sentir protegida e confortável. Para a construção de uma sociedade mais justa para todos devemos nos perguntar: até quando o homem será influenciado tão cegamente por igreja e mídia? Será que um dia conseguiremos equiparar a consciência coletiva com a ideologia extremamente racional que vigora nos Estados Ocidentais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário