Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Consciência coletiva

Se formos analisar o século XXI e as liberdades que foram conquistadas ou as que estão contando com reinvindicações populares, nos surpreenderemos com o conservadorismo e senso de "justiça com as próprias mãos" presente em nossa sociedade. Estamos vivendo um momento histórico no qual parte da população, por exemplo, a minoria homossexual, sae nas ruas para reinvindicar mudanças no Direito atual enquanto outra parte da população os repreende rigidamente.




Podemos culpar o Direito e suas leis, contudo estas estão sofrendo grande pressão do Direito difuso, da consciência coletiva a qual encontra-se dificil de ser agradada por apresentar-se reprendendo as liberdade radicalmente com uma opinião conservadora perante assuntos polêmico, em discusão contemporâneamente. Entre estes assuntos podemos destacar a homossexualidade e o abordo.


Constata-se que a consciência coletiva cobra que o Direito tome medidas para barrar a legalização de tais liberdades. Nesse contexto faz-se tão importante o papel da mídia sendo esta uma instigadora da opinião pública, inflùênciando assim o Direito vigente pelo direito difuso.


Assim podemos concluir que a genese e manutenção da intolerância vem da consciência coletiva, uma forma que a população utiliza para manter a ordem com suas próprias mãos. A população condena e cobra da justiça também uma condenação. Dai surge um grande conflito e embate o qual deve ser discutido por estar intimamente ligado com a ampliação das liberdades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário