Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Não é só uma questão de opinião

Tema>Embate: Liberalidade x Intolerância- E a perspectiva de anomia.


       
        Como explanado em aula, o texto “Solidariedade Mecânica e Passionalidade do Direito” de Émile Durkheim tem uma ligação muito mais forte com o contexto atual, por trabalhar questões muito perceptíveis do nosso tempo.
        A solidariedade é discutida  e determinada como os laços que unem os indivíduos e mantém a sociedade unida. Nas sociedades modernas está presente a solidariedade Orgânica, na qual a heterogeneidade das funções de trabalho é tida como um benefício para a harmonia social. Há uma organicidade racional. A sociologia tem como função social, manter esse equilíbrio e evitar a anomia, que é a ausência completa de leis e regras.
        Toda questão que promove uma mobilização da sociedade e interfere na mesma, é passível de uma divergência de conceito e opiniões. É nessa perspectiva, que indagamos até onde vai à tolerância das pessoas e sua consciência coletiva. Identificamos uma sociedade pelo modo que ela interpreta crimes e determinados atos, o Direito expressa o tipo de sociedade.
        Grande parte de atitudes usuais no nosso cotidiano já foram consideradas atípicas e até mesmo imorais. A visão das pessoas está embasada num contexto religioso, histórico e pessoal: tudo está relacionada às concepções e tolerância de cada indivíduo. Até o começo do século passado não era normal que mulheres trabalhassem igualmente aos homens, mas com uma mudança no contexto histórico e na mentalidade dos indivíduos, a mulher está  inserida no mercado de trabalho atualmente.
        Questões importantes como legalização do aborto, casamento entre homo afetivos passaram e passam pelo mesmo dilema aos olhos da sociedade. A liberalidade não condiz com o fazer parte desses grupos ou a participar desse modo de vida e ações e sim ao respeito a individualidade e possibilidade de escolha do seu semelhante. É óbvio, que questões como o aborto e casamento homo afetivo não podem ser tratados de mesma forma, por terem um impacto social diferente. Ter atração por pessoas do mesmo sexo não é uma escolha estritamente voluntária e pessoal, e não é um crime, nem afeta abertamente a vida das outras pessoas; já o aborto, é uma atitude racional humana, que atenta contra a vida.
        A anomia deve ser evitada, porque sem leis e regramentos, cada individuo agiria de acordo apenas com a opinião  e conceitos próprios. Se na sociedade atual, já é difícil que todos compartilhem não de mesmo pensamento ideológico, mas que respeitem o que é determinado pelo Estado e o que é de do consenso comum da maioria, o que gera preconceito, violências e atitudes desumanas, a meu ver. Deve-se tomar muito cuidado, pois a intolerância, o preconceito, a violência são separados por uma linha muito tênue, às vezes até mesmo imperceptível aos olhos de alguns.
Acesso em 22/08/2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário