Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Anomia no Século XXI

Tema escolhido: Embate liberalidades x intolerância e a perspectiva da anomia.

Ao analisarmos o texto “Solidariedade Mecânica ou por Similitudes”, de Émile Durkheim, e ao pesquisarmos mais profundamente tal autor, pudemos perceber uma ideia de grande relevância na produção textual durkheiminiana: a ideia da anomia. A anomia consistiria em uma total ausência de regras, o que acabaria conduzindo a sociedade ao caos.

Vivemos em um momento de intensas mudanças. As nossas práticas econômicas e políticas já não são mais as mesmas: estão, cada dia mais, marcadas pela liberalidade, o que se deve, sobretudo, ao processo de Globalização. E esta liberalidade não se faz sentir somente em termos político-econômicos. Ela também se faz presente na mudança de hábitos da sociedade, uma vez que esta é diretamente influenciada pela conjuntura liberal vigente no mundo.

Como exemplo de mudanças de hábitos no nosso país, podemos destacar, por exemplo, uma maior propagação do homossexualismo, o que se traduz, inclusive, pela regulamentação da união homoafetiva. E podemos destacar, também, entre outras, a ideia da legalização do aborto.

Apesar de refletirem a liberdade vigente no século XXI, as duas ideias acima expostas não ganharam a simpatia da população. Pesquisas recentes, amplamente divulgadas nos meios de comunicação de massa, expressaram que mais de 50% da população brasileira não concordou com a decisão de regulamentar as relações entre pessoas do mesmo sexo. Outra pesquisa, também com grande divulgação midiática, mostrou-nos que mais de 60% dos brasileiros defendiam que a lei sobre o aborto não fosse alterada. Isso tudo levou, até mesmo, a nossa Presidente da República, até então, candidata a tal cargo, a “voltar atrás” no seu discurso favorável à legalização.

O que “está por trás” desta “não aceitação” é a própria ideia durkheiminiana da anomia. A população não aceita a liberdade de hábitos porque tem medo que esta liberdade leve a nossa sociedade ao caos, à desordem, à ausência total de regras. É comum escutarmos, por exemplo, pessoas repetindo que, se o homossexualismo “virar moda”, a taxa de natalidade vai cair.

E, para impedir que esta anomia ocorra, muitas pessoas se valem de métodos extremistas. Podemos destacar, por exemplo, quando nos referimos ao homossexualismo, a questão da homofobia. Já se tornou cotidiano ouvirmos notícias relatando a morte de homossexuais.

Disponível em <http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/12/15/81231,igreja-que-acolhe-gays-sofre-ataque-homofobico.html>. Acesso em: 22 ago. 2011.

E é diante deste raciocínio e da análise da foto acima que podemos nos perguntar: onde está a anomia no século XXI? Será que ela está realmente nas mudanças de hábitos da nossa sociedade? Será que ela está realmente na liberdade que nós mesmos alcançamos? Ou será que ela está na intolerância da nossa sociedade?




Bibliografia:

Disponível em: <http://drarosangelanovaes.blogspot.com/2011/07/brasileiro-e-contra-uniao-homossexual.html . Acesso em: 22 ago. 2011.

Disponível em: <http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2007/abril-2007/legalizacao-do-aborto-feministas-veem-retorno-de-onda-conservadora-contra-a-pratica/>. Acesso em: 22 ago. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário