Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Ocupar e resistir: meios de tornar o direito emancipatório


Na palestra ministrada, pelo professor Márcio Pochmann, "Capitalismo, Classe Trabalhadora e Luta Política no Início do Século XXI”, tem-se a ideia de construção de um novo momento histórico a partir da realidade contemporânea brasileira, já que se vive um momento de ruptura histórica. Dessa forma, dialogando com o pensamento de Boa Ventura de Sousa Santos, pode-se analisar tal mudança de períodos sob a perspectiva emancipatória do direito. A partir dessa ideia, os movimentos sociais e as classes podem engendrar mudanças a partir de sua luta, modificando o cenário de exclusão promovido pela construção de um capitalismo tardio no Brasil
A ideia de Boa Ventura, pode ser observada, como disse o professor Márcio, em determinados momentos históricos do Brasil, como durante o movimento abolicionista, as reivindicações do início da década de 1930 e a constituinte brasileira, períodos em que se utilizaram e mobilizaram o direito para promover mudanças na sociedade, seja através do ato legislativo seja pelo direito de liberdade de expressão.
De acordo com o observado na palestra, a mudança dos paradigmas em relação a educação, a qual na realidade pós-moderna passa a construir seres individualista, faz com que se criem grupos homogêneos que não dialogam entre assim. Sendo assim, a mudança de períodos enfrentada pelo Brasil, passa a construir uma realidade conflitante em detrimento a união de interesses e vontades promovidas pelo diálogo. Assim, o direito reconfigurativo de Boa Ventura, responsável por readequar as desigualdades e promover a mudança, torna-se direito hegemônico, o qual engendram a dominação intrínseca a hierarquia social.
Em suma, transição da sociedade industrial para a sociedade de serviços que permeia a realidade brasileira atual, aconteceu de maneira desenfreada. Assim, prevaleceu a ausência de espaços para o exercício da sociabilidade, perpetuando a exclusão de classes. Nesse sentido, os movimentos sociais de resistência, como o MTST ao lutar pela reforma agrária, ganham o protagonismo emancipatório necessário para promover mudanças no âmbito do direito. Dessa maneira, é essencial a ocupação do direito pelo povo, para que a revolução democrática da justiça de Boa Ventura concretize-se e a realidade que está sendo construída, seja pautada pela igualdade de oportunidades e direitos.

Grupo: Victor Vinícius de Moraes Rosa, Vinícius Moreno, Marco raimondi, Vinícius de Oliveira Z. e Thainá Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário