Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 20 de junho de 2018

O despertar feminino dentro do espaço dos possíveis


*
“Queriam que ela fosse do lar, mas ela era do ler, com essa liberdade, ela era de onde quisesse ser.” Allê Barbosa

          
A decisão histórica do STF no ano de 2012, ao permitir a realização do aborto de anencéfalos, expressa, conforme elucidou o sociólogo Pierre Bordieu, a atuação do direito como instrumento de dominação indireta, exercendo seu poder simbólico conforme o “espaço dos possíveis”. Assim, a corte, a partir de uma hermenêutica racional, legitimou sua decisão, atendendo as dinâmicas engendradas pela sociedade.
O julgamento do aborto de anencéfalos, pelo STF, partiu da protocolação da ADPF 54 pelo CNTS( Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) em 2004. Após a realização de debates públicos, dos quais participaram diversos setores da sociedade civil, o Supremo proferiu sua decisão favorável ao CNTS. O relator do caso, ministro Marco Aurélio, demonstrou, em seu voto, a emblemática ideia de Bordieu de que não se pode possuir o direito de dizer o direito, isto é, os agentes jurídicos não devem possuir autonomia das vontades, portanto, suas decisões devem ser baseadas em um limite de atuação, o qual foge à opinião, aos interesses individuais e a parcialidade. Dessa forma, o referido ministro analisa o caso com base nos preceitos fundamentais da constituição, como o direito à saúde, à vida e a dignidade da pessoa humana.
A decisão representa um avanço na consolidação dos direitos da mulher, conferindo-lhe o poder decisório nos casos em que gestar um feto anencéfalo. Nesse sentido, Marco Aurélio evidencia o caráter não absoluto do direito à vida, já que a anencefalia pressupõe a morte e a não existência de vida humana, sendo assim, a dignidade da mulher, bem como o direito a sua vida, sobrepõe-se a ideia abstrata de existência vital do anencéfalo. Atrelado a isso, a impessoalidade presente em seu voto expressa a racionalização do direito, citado por Bordieu, a qual lhe confere o poder simbólico de proferir as decisões, a partir do acúmulo de capitais necessários para exercê-las.
Vale ressaltar o caráter universal da decisão, retomando a temática de Bordieu em seu texto “O poder simbólico”, já que o STF enuncia a certeza do que é de fato e não o que deve ser (p. 215). Dessa forma, para o Supremo, é fato que o direito penal, como bem disse o advogado do CNTS Luiz Roberto Barroso, não criminaliza o aborto nesse caso, visto que o feto anencéfalo não nasce com vida, ou seja, não há crime. Sendo assim, o aborto de anencéfalos, foge do espaço dos possíveis do direito penal, devendo, portanto, ser legalizado, à medida, que abarca o espaço dos possíveis do direito constitucional, pois, como foi citado a cima, os princípios fundamentais da constituição devem ser assegurados à mulher.
Em suma, utilizar-se do poder simbólico do Estado para punir a prática abortiva de fetos anencefálicos, escapa à racionalização da hermenêutica jurídica proposta por Bordieu. Além disso, a situação da mulher grávida de um anencéfalo em relação à outra grávida, mas de um feto plenamente saudável, causa uma violência simbólica na primeira, visto que ela observa a situação alheia e vive, ao longo dos 9 meses, em sofrimento por não poder organizar a vida de seu filho como a segunda mulher.
A decisão reitera o protagonismo feminino intrínseco ao mundo contemporâneo, valorizando caráter laico do Estado defendido pelo ministro Marco Aurélio. A criação de uma nova possibilidade pelo STF, apesar de expressar a deficiência legislativa e seu ativismo judicial, representa a existência de mudanças, ainda que permeadas pelo “espaço dos possíveis” de Bordieu. Assim, o direito floresce como uma crisálida que se torna borboleta, em oposição ao feto anencéfalo, como citado pelo ministro Ayres Brito, o qual representa o parto de um caixão e a dor feminina, subjulgada pela dominação social leviana dos que pretendem dizer o direito.
 *Foto meramente ilustrativa

Victor Vinícius de Moraes Rosa - 1º ano (Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário