Levando -se em consideração o passado histórico, não só brasileiro, como também mundial, averigua-se o termo fascismo como algo a ser repugnado na sociedade, isso se dá por conta de suas diversas práticas racistas, preconceituosas e xenofóbicas que perpassaram durante anos - em períodos como da segunda guerra mundial - em diversos países.
Tendo isso em mente, ao relacionarmos os pensamentos baconianos e de Descartes às grandes manifestações de retorno do fascismo à contemporaneidade visa-se que a razão dos seres humanos está cada vez mais complexa e necessitada de análise já que, se pontuarmos que tal termo se refere à escolha e distinção de certo e errado, como é possível Homens, que provém de razão e grandes experiências, apoiarem práticas fascistas novamente na atualidade?
Esse questionamento pode ser discutido com idéias e argumentos simples que são apresentados a partir da interpretação do filme "Ponto de mutação", de Bernt Capra. Se, atualmente, vê-se manifestações políticas que apoiam, mesmo que implicitamente, o fascismo é porque políticos e grupos de cidadãos estão à procura de uma maneira imediata de "melhorar" a situação socioeconômica de um país que deixou de crescer e se desenvolver, além de passar por diversas frustrações políticas e escândalos de corrupção. Mas será essa a melhor forma de resolver tais problemas?Manifestando o fascismo e práticas tão arcaicas?
Durante uma das discussões do filme, a cientista argumenta que os políticos buscam soluções individuais, restritas e pouco efetivas para grandes problemas coletivos e, por isso, nunca tem êxito em seus propósitos. É nesse fator que deve-se compreender o fascismo na contemporaneidade: uma forma de propagando política que vem, junto à seus "lideres", com o objetivo de resolver grandes problemas de um país. Entretanto, todos os seres humanos que ainda detém de uma verdadeira razão com seus princípios baconianos conseguem averiguar que as manifestações fascistas atuais não são nada mais que falsas promessas e traz consigo grandes problemas sociais como xenofobia, preconceitos de gênero e racismo.
Por fim, é de suma importância ressaltar a necessidade dos seres humanos utilizarem sua razão para evitar que movimentos fascistas ganhem força na sociedade contemporânea, auxiliando, desta forma, com que os direitos, as variedades e as pluralidades sociais de todos sejam estritamente respeitados.
Tomás Do Vale Cerqueira Barreto - 1° ano de direito -noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário