Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 2 de abril de 2019

A falsa salvação

  Atualmente, é evidente a ascensão em nível mundial de governos com caráter fascista, o paradigma atual é de bipolarização política e fortalecimento da extrema direita em razão das diversas crises do mundo contemporâneo.
 
Vivemos uma crise moral e ética que é advinda da falta de educação crítica da população somada a crise do capitalismo. A classe média busca em um líder autoritário a solução de problemas sociais que agora impactam sua vida (violência, escassez de recursos naturais, epidemias, poluição etc) além disso, o fracasso dos governos de esquerda e os escândalos de corrupção contribuem ainda mais para a busca de um “messias” salvador.
  No filme “Ponto de Mutação”, muitas dessas questões são levantadas pela personagem Sonia, que reflete a cerca da exploração exagerada da natureza, da tecnologia e do próprio homem e os reflexos disso no meio social, ela critica a visão mecanicista e limitada que a maioria da população possui atualmente e que contribuem para a intensificação das crises; É necessária uma visão mais ampla do contexto social e a superação do que foi retratado como “crise de percepção”, deve-se buscar uma visão ampla e que englobe todas as esferas sociais, a análise de fragmentos – como os estopins das crises -  corrobora para a fomentação de um cenário em que atua governos autoritários, que possuem soluções imediatas para a maior parte dos problemas, que em sua maioria são solucionados com violência e descaso com as questões sociais.
  O filme expõe a importância da mudança de atitude e de pensamentos, de despir-nos das nossas concepções egoístas e evoluir para cooperação e
união das classes. No que diz respeito aos pensamentos de Descartes e Bacon, apesar de antagônicos, eles convergem em um mesmo ponto: A ciência deve ser usada em favor da humanidade, para o bem estar coletivo, espera-se que a evolução da consciência coletiva acompanhe a científica. Ademais, a produção de conhecimento, principalmente nas áreas das ciências humanas, devem permear a vida de todos os homens, para que seja clara a importância da manutenção da democracia, da liberdade, da livre expressão de ideias e de pensamento e da própria vida.


Gabriella Natalino - 1º ano, Direito Matutino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário