Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 2 de abril de 2019

Resultados diferentes requerem perspectivas diferentes.



A ciência é um dos temas principais abordados no filme “O Ponto de Mutação”, a partir do questionamento sobre a invenção do relógio que inicia o diálogo dos três personagens, questionando Descartes e Hume. Pensar a ciência como algo que deve servir a melhorias na vida humana foi essencial para o desenvolvimento científico na época, entretanto, com o avanço tecnológico e da própria sociedade, esse pensamento torna-se extremamente limitante e potencialmente perigoso. Ao utilizar a ciência apenas com o princípio de novas tecnologias corre-se o risco de deixar de lado a moralidade, dessa forma as atitudes mais cruéis se justificam em nome do progresso científico, como ocorreu em regimes fascistas.
Na atualidade há um fenômeno global de ascensão do neofascismo, que possui características similares ao fascismo, dentre elas o apelo a classe média que possui uma descrença no sistema democrático vigente. O discurso dos neofascistas é carregado de um conteúdo conservador moralista, mas possui um viés liberal para a economia como promessa de desenvolvimento econômico. Há, portanto, uma ameaça fascista em diversos países, representados por políticos fascistas que discursam contra o sistema e contra as “esquerdas”, termo utilizado muito genericamente por eles e com argumentos e críticas superficiais, que pode instaurar regimes totalitários tão cruéis quanto foram os do passado.
Sendo assim, a ciência, que foi utilizada anteriormente para legitimar Estados fascistas, precisa de uma mudança de perspectiva, análises mais amplas sobre o direcionamento de pesquisas, pensando no bem geral das pessoas e não somente em interesses econômicos e políticos. Levar em conta os aspectos humanitários ao descobrir novas tecnologias, para que essas não venham a ser utilizadas contra a espécie humana, entender os conceitos de Direitos Humanos como essenciais, pois a sociedade humana deve ser tratada como única. Portanto, todas as pessoas de qualquer parte do mundo necessitam ter seus direitos respeitados, somente dessa forma pode a ciência ser utilizada de maneira a escapar do fascismo.

Gustavo Dias Polini (Direito - Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário