"
A Ciência deve ser útil para o dia-a-dia, pois se assim não for cairá nas vãs
Filosofias". Assim dizia Bacon ao propor seu método de pensamento, que era
inovador para o seu contexto social. Se olharmos como uma perspectiva
cientifica veremos que ainda hoje é atual sua forma de pensar.
Na época de Francis Bacon, o conhecimento até
então adquirido pelo mundo, adivinha de Filosofias e pensamentos que se diziam
científicos, mas que, porém eram extremamente contaminados por valores.
Acontece que a maioria das filosofias da época não possuía nenhuma utilidade
prática, então por que perder tanto tempo com elas? Elas eram carregadas de ídolos que limitavam o desenvolvimento do
conhecimento moderno.Hoje ainda muitos vivem neste conhecimento meramente filosófico. Quantos são aqueles que dizem que o conhecimento é somente aquilo que se encontra na Bíblia, ou então naquilo que meu pastor ou meus pais, ou a tradição ensinam. Estes são extremamente contaminados por filosofias que muitas vezes de nada tem utilidade. E o pior é que ainda são motivo para o preconceito de muitas pessoas. São muitas na nossa realidade que possuem um pensamento como esse.
Bacon então decide mostrar que "todo o conhecimento, deve advir da razão e da experimentação", ou seja, todo conhecimento deve ser empírico; e como conhecimento empírico deve se sujeitar à dúvida, e a experiência. Tudo aquilo que não pode ser comprovado pela experiência, e que não está sujeito a testes, ou melhor, experiências, não é válido.
Deve-se considerar também que o conhecimento empírico proposto por Bacon, não é o mais correto, mas é sim um passo importante. O filósofo diz que devemos deixar de lado os ídolos, abandonar os pré-conceitos, não guiar o conhecimento científico de acordo com o que queremos, mas sim com o que ele realmente é. Foi essa filosofia que permitiu o grande desenvolvimento da tecnologia científica.
Devemos muito a Bacon. Basta olharmos para a nossa sociedade. De todas as grandes potências, não há uma sequer que não tenha crescido devido ao desenvolvimento e investimento no conhecimento tecnológico-científico.
Otávio Augusto Mantovani Silva
1º Direito Diurno - Turma XXXI
Nenhum comentário:
Postar um comentário