Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de abril de 2014

Um ciclo que se rompe com uma mudança de percepção.

O filme "Mindwalk" traz o diálogo entre um poeta e um ex-candidato à presidência dos EUA. Os amigos criam discussões acerca de questões como a motivação das ações humanas e desenvolvimento social e econômico da sociedade. Durante esse diálogo surge uma cientista e apresenta uma nova percepção de mundo e novos argumentos, incrementando ainda mais a discussão.
A história que se passa em Saint Michel, França, apresenta uma crítica ao pensamento cartesiano, ao ponto que esse pensamento é o primeiro a mecanizar a natureza, e sistematizar as ações do ser humano. A evolução do pensamento nesse aspecto, chega aos dias atuais dividindo o todo em pequenos fragmentos, e impossibilitando assim, uma resolução definitiva dos problemas da sociedade contemporânea. O homem está sempre buscando o progresso para solucionar problemas criado pelo próprio progresso.
Esse ciclo vicioso apenas pode ser rompido com uma mudança de percepção do mundo pelas pessoas. A consciência de que toda e qualquer ação encontra-se interligada, permite ao homem criar ações preventivas no lugar de apenas remediar os problemas da sociedade. Dessa forma o progresso econômico perde sua importância primária, e o homem pode levar uma vida mais equilibrada.
Portanto, podemos concluir que o objetivo principal do filme é transmitir a ideia de que para que possamos resolver algum problema, em qualquer aspecto, é necessário entender sua ligação com o mundo, com a sociedade. Tudo encontra-se interligado, e a compreensão desse fato permite um redirecionamento da forma de pensar humana. É necessário o avanço do pensamento juntamente com o avanço da sociedade.


Tiago Paes Barbosa Borges, 1º ano - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário