Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de abril de 2014

                                 A Ciência sem limites

                  O Novum Organum, de Francis Bacon mostra que a ciência não pode continuar se apegando a conceitos ou ideias que nem foram testadas e comprovadas exemplo disso é no prefácio do livro na qual ele diz: “Todos aqueles que ousaram proclamar a natureza como assunto exaurido para o conhecimento, por convicção, por vezo professoral ou por ostentação, infligiu grande dano tanto à filosofia quanto às ciências”.

                E é verídico o que Bacon fala, pois em alguns momentos da história da humanidade vimos certas visões de mundo prevalecer sobre fatos provados cientificamente. Para acabar com isso Bacon propõe uma Ciência que deveria ser útil na luta contra a natureza  e que deveria ser dividida em dois novos métodos, um destinado ao cultivo das ciências e outro destinado à descoberta científica.

                Com isso Bacon diz que ciência e poder do homem coincidem e trazendo essa conclusão para os nossos dias vemos que tem todo sentido, pois basta vermos que os países que detém grande poder econômico são os mesmo que também detém grande poder científico como o caso dos Estados Unidos, União Europeia e a Rússia
.
               Além disso, a natureza supera e muito o poder do intelecto  e para vencê-la temos que obedecer e não desafia-la  e isso também é utilizado até hoje pois vemos construções magníficas que foram construídas obedecendo as condições impostas da natureza naqueles  locais.

               Mas para tudo isso ocorrer na visão de Bacon  tem que se aceitar a ideia de que não há limites para a ciência, desse modo para sempre ter e manter o princípio da inovação para haja novos avanços e para que não voltemos a aquele estado inicial de que assunto Natureza não seja considerado exaurido novamente.


               De fato vemos que isso não acontecera tão cedo pois tivemos tantos avanços em tão pouco tempo em várias áreas e tantos estudos em outras áreas já apresentando resultados expressivo que já podemos nos perguntar: será que a Ciência tem limites???.

César Augusto Chidozie Onyiliagha 

1° Ano 
Direito Diurno
Turma XXXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário