Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de abril de 2014

Poder Científico

                O filme contrapõe a liberdade (que eventualmente acaba despontando em uma individualidade exacerbada) da atualidade com a unidade de antigamente (esta por sua vez não permitia com o  homem tivesse plena liberdade de expressão e pensamento)
                Também faz uma crítica ao método de pensamento cartesiano (quando aplicado a política, mas talvez seja em qualquer situação quando pessoas estão envolvidas) uma vez que tenta mecanizar as relações entre os indivíduos e o todo. como se fosse algo desmontável para que possam ser analisadas separadamente e se possa entender mais facilmente  depois apenas juntando as partes surgirá uma resposta. Porém é muito  mais complexo que isso, uma vez que para compreender a situação, o todo deve ser analisado e não apenas as partes. Chegando a afirmar que para os tempos contemporâneos, com essa grande mudança causada pela tecnologia, seria necessário um novo método de pensamento científico.
                              na mesmo medida o filme critica os avanços tecnológicos do modo que são feitos uma vez que para eles acontecerem,  tornam-se extremamente caros sendo acessíveis à apenas uma pequena parte da população, e que tem-se mais enfatizada uma visão de intervenção e não de prevenção, como no caso de pesquisas que visam a criação de órgãos sintéticos (que são caros e inacessíveis para a maioria)ao invés de campanhas de mudanças de hábitos alimentares que muito bem poderia resolver vários casos em que os órgãos sintéticos se fazem necessários. Provando assim o nosso pensamento

                outro aspecto interessante discutido no texto é o de como a ciência é utilizada. uma vez que suas descobertas podem interferir (e de fato interferem de uma maneira profunda) em nossa vida cotidiana, e por a ciência trazer tantos benefícios, criou-se um pensamento de que a ciência é incontestável e solucionará todos os problemas. Portanto devido a essa crença cega nos cientistas, algumas pesquisas acabam passando por cima de muitos valores éticos e morais. Um problema também apontado no filme é o dos credores das pesquisas, uma vez que muitas pesquisas são financiadas por militares e assim são eles que definem o que é mais interessante de ser pesquisado.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário