A humanidade e seus efeitos
O filme ponto de mutação inspirado no livro de Fritjof Capra traz consigo uma gama de ideologias que remetem o século XX e suas mazelas socias no que tange à miséria, fome, falta de água, poluição, violência e etc. São fatos apresentados no roteiro do filme por meio de três protagonistas: a cientista especialista em física, o senador e ex candidato à presidência e o professor de literatura e poeta. Ambos apresentam-se incomodados quanto às suas próprias existências, uma vez que, a primeira carrega a culpa por ter suas pesquisas científicas utilizadas para fins militares, o segundo sente-se desmotivado com a política e o terceiro apresenta-se na crise da meia-idade.
O decorrer do filme passa-se em um castelo medieval na França em que ocorre, inicialmente, um diálogo entre as personagens à respeito do modelo cartesiano em que analisa as partes para se compreender o todo, o que sustenta a crítica feita pela cientista sobre a maneira como os políticos veem o mundo, devendo este ser analisado como um sistema que abrange o todo para que esta relação seja compreendida. Esta via de análise permite à cientista atentar para os problemas inerentes à sustentabilidade que traz consequências drásticas à humanidade, o que remete as mazelas da sociedade contemporânea.
O filme ao apresentar os problemas que afligem o século XX, coloca enfoque a necessidade de se mudar a visão de mundo e a importância em se discutir tais problemas que corroboram para a destruição gradativa da vida na terra.
Adriane Oliveira, 1ºano Direito noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário