A análise weberiana do
capitalismo busca, através da ação social lastreada na cultura e tempo de
determinada sociedade, compreender a singularidade do Ocidente. Acredita-se que
a formação histórica religiosa, principalmente o protestantismo, influenciou a busca
pelo lucro como ética social. Analogamente, tais teorias com a realidade atual,
nota-se que em algumas propagandas comerciais, como anexada, de certos produtos
e empresas ocidentais tem buscado defender movimentos sociais, principalmente o
feminista e LGBT, todavia o interesse dessas empresas, não baseia-se em um
apoio real, defesa e melhoria de vida e condições, mas a dominação de um grupo
de consumidores que vem crescendo e pode tornar a maioria. Desse modo,
utiliza-se da ação racional para atingir uma ação afetiva e emocional dos
consumidores. Vendendo um tipo ideal se empresa que não corresponde à
realidade. Ademais, a dominação pode ser feita de diversas maneiras, não só a
emocional, mas há também uma dominação legal, utilizando leis e a burocracia para
manter o status quo que interesse a classe dominante e detentora do poder. A
dominação tradicional, tendo sua base em estruturas já consagradas da
sociedade, como o patriarcalismo. Além da dominação carismática, que é instrumento
tanto de líderes religiosos, como da propaganda tratada anteriormente, contudo,
esse tipo de cominação pode ser frágil e instável, mas tem se mostrado útil ao
público alvo de tais empresas.
Marina Domingues Bovo - 1º ano direito matutino
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