“O Multinível
é essencialmente um modelo de vendas diretas que distribui produtos e/ ou
serviços por meio de empreendedores independentes, comissionados em diferentes
níveis (multiníveis) de acordo com a equipe de vendas que ele construiu. Uma
empresa de Marketing Multinível deve apresentar: produtos inovadores, um plano
de bonificação que gera comissões para revenda, comissões sobre formação de
equipe de vendas e um plano de bonificação que não seja alimentado somente
pelos novos cadastros. O cadastro não deve ser remunerado, o mais correto é que
esse cadastro se dê mediante a aquisição de produtos que chegarão com emissão
de Nota Fiscal e todo o processo normal de compra e venda que se observa numa
operação. Esta empresa deverá apresentar um sistema que permita que um
empreendedor que começou hoje no negócio possa ganhar até mais do que alguém
que começou antes. E por fim, o modelo de negócio não deve iludir os
empreendedores com a garantia de riqueza fácil.”
O limiar que une os fenômenos da racionalização
da atividade econômica capitalista intrinsicamente ligada ao protestantismo com
a proliferação das empresas que professam o marketing multinível reside na
máxima proposta por Weber em “A ética protestante e o capitalismo”: quem não adapta seu modo de vida às
condições do sucesso capitalista é sobrepujado.
Ao contemporizar a sistematização do
desenvolvimento capitalista de Weber para a contemporaneidade, guardada as
devidas proporções, pode-se identificar meandros que continuam a se repetir
numa pós-modernidade marcada pela busca incessante do ser que é a finalidade em
si mesmo. Seria, de alguma maneira, tentativa meramente idealizada procurar as
minúcias e singularidades weberianas que o autor caracteriza durante os séculos
por ele estudados, contudo, muito das suas generalidades continuam como prerrogativas
concretas para ensaiar acerca dos cenários socioeconômicos hodiernos. Por
exemplo, a busca pela tipificação ideal fundada na união de um meio racional e
de um programa econômico correto que resultam num progresso sem obstáculos
almejando a dominação e efetividade de uma ética de racionalização da conduta.
Nesse sentido, é aí que o marketing multinível abraça as ideias de Weber.
A economia multinível propõe, num nível
interiorizado, o trabalho com a subjetividade e com o emocional de todos
aquelas que se emaranharam em suas teias. É comum a realização de inúmeras
palestras motivacionais, com modelos vivos daqueles que, ao cumprirem o
cronograma proposto pelas suas empresas, alcançaram a tipificação de indivíduo
que é o fim em si mesmo: repleto de realizações profissionais e pessoais.
Desviando um pouco da lógica weberiana, esse indivíduo pós-moderno, fundado
numa ideologia estéril do neoliberalismo, consumista ao extremo, no último de
seus estágios auto-realizáveis, expõe a ostentação de todos os seus bens,
tipificando o “sujeito alcançável”. Do ponto mais tecnicista de sistematizar
racionalmente os processos dessa tendência capitalista e do lucro, o marketing
em rede inova ao propor a extinção de intermediários para redução de custos,
propõe uma economia direta entre fornecedor-comprador, infindas bonificações,
metas de vendas, hierarquização marcadas através de “títulos” para os
integrantes que cumprem ou sobrepujam essas metas e uma capacidade de atração
rápida de novos membros.
Apesar de se misturarem a ética da convicção e
a da responsabilidade, muitas vezes para atrair novos indivíduos ao processo em
rede, a ética da responsabilidade se sobressai, mesmo que travestida, no âmago
de cada um uma, vez que se pode ganhar cada vez mais, muitas vezes, como o
próprio introito ressalta, mais do que aqueles que ali já trabalhavam. A
otimização das relações econômicas num cenário em que a competitividade se faz
prospectiva é um campo extremamente germinável para que empresas como Avon,
Herbalife, i9Life, Tupperware continuem a recrutar seus exércitos de vendedores
com um discurso extremamente racionalista adornado com uma subjetividade de
auto-realizações.
Leonardo Henrique de Oliveira Castigioni
1º Ano Direito - Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário