Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Trabalho, tempo, dinheiro, mas e eu?

Trabalho, dinheiro,
Tempo é dinheiro,
Tempo para trabalho,
Tempo é trabalho,
Trabalho, entrada pro paraíso.
A cruz não é tão pesada,
Eu consigo,
Eu posso,
Só mais uma hora.
Ansiedade,
Perda de tempo,
Perda de dinheiro,
Já perdi o sono,
Insônia,
Outro dia, mais trabalho
Tempo de trabalho,
Trabalho é dinheiro,
Dinheiro é preciso.
Rotina,
Mais um dia,
Uma hora,
Crescer, prosperar,
Será que eu consigo?
Mais um pouco,
Trabalho, trabalhar, TRABALHA!
Não consigo parar,
Não consigo pensar,
Depressão,
A mesma coisa,
Na mesma hora,
Todos os dias,
Tempo de trabalho,
Mais tempo, mais trabalho,
Menos vida, menos eu,
Muito menos eu,
Mais trabalho, menos eu
Tão menos eu,
Mais dinheiro, menos eu,
Quase nada eu,
Eu?
Não tem mais tempo,
Não tem mais trabalho,
Não tem mais eu,
Suicídio.

A obra Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo de Max Weber faz uma analise relacionando valores protestantes ao surgimento dos preceitos capitalistas. Ele coloca, dessa maneira, que as leis que movem o homem na questão do trabalho para que ele se esforce e trabalhe mais, aumentando sua produtividade, estão intrinsecamente ligadas as leis que comandam o homem para alcançar o paraíso. Logo, a pessoa que trabalha mais, produz mais, ajudando assim no desenvolvimento econômico é considerada eticamente correta e tem, portanto, direito aos céus.

Por conta dessa ética dentro do capitalismo, e na atualidade com o neoliberalismo, a pressão para conseguir um emprego, mantê-lo e prosperar dentro dele aumentou muito. A depressão hoje é uma das doenças com mais incidência no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, já com relação a ansiedade, foram 264 milhões de pessoas afetadas em 2015, 14,9% a mais que em 2005, no Brasil 9,3% da população é afetada por esse transtorno. Com relação a suicídio, segundo a OMS, é a causa de 1,5% das mortes no mundo. São muitos os motivos que explicam esses números, mas essa necessidade colocada no imaginário de que precisa-se estar produzindo sempre, está entre eles.  

MARIA CLARA TEIXEIRA AGUIAR, 1º ANO/NOTURNO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário