Max Weber foi um
filósofo alemão importantíssimo para a Sociologia clássica. É conhecido pelo
estudo da sociologia interpretativa, em contrapartida da sociologia estrutural
de Émile Durkheim e Karl Marx. A sociologia weberiana utiliza a comparação da
realidade pelo tipo ideal a fim de traçar elos entre a dominação e o poder na
esfera política.
A relação entre
o poder e a dominação foi amplamente estudada por Weber. Tem-se que o poder é
definido pela "imposição da própria vontade numa relação social".
Destarte, o exercício do poder origina a dominação, que é a "incidência de
estímulos externos sobre o modo de conduzir a vida". Ainda, a dominação,
segundo Weber, pode ser dividida entre dominação legal, dominação carismática e
dominação tradicional. Esse conceito é explicitamente executado durante a
carreira política de um ditador, pois este obtém poder político
carismaticamente, se legitima pela via legal, e por fim se perpetua no poder
pela tradição.
A ferramenta metodológica
de Weber para analisar os fenômenos é o tipo ideal. Contudo, esse meio não deve
ser confundido como um arquétipo, mas uma possibilidade objetiva. Analogamente,
seria como se o tipo ideal fosse a planta de uma casa, enquanto a realidade se
tangesse à casa propriamente construída. Dessa forma, tem-se que a condição
feminina nas sociedades islâmicas está submetida à realidade do patriarcalismo
pela repressão, objetificação e mistificação da submissão da mulher, sendo que
o tipo ideal deveria ser o respeito e a igualdade de gênero. Prova disso é a
batalha de Malala, no Paquistão, pelo simples direito de educação, que foi
proibido pelo regime dos talibãs.
A ética
protestante teve um papel fundamental na base teórica weberiana. Isto é, o
calvinismo proveniente da Reforma Protestante do século XVI propagava que o
trabalho era divino, pois dignificava o homem. Dessa maneira, pôde-se perceber
que há uma tênue relação entre o tempo, trabalho e a obtenção de recursos
econômicos, racionalizando, assim, o capitalismo e o homem moderno. Por isso
houve a popularização do chamado "passo inglês", fenômeno global em
que o cidadão anda mais rapidamente. Isso expõe que o homem passou a dominar o
mundo, em oposição à antiga conformação da realidade.
A sociologia de
Weber, portanto, ainda está vigente mesmo após quatro séculos. Amparando-se no
passado pelo legado da Reforma Protestante e replicando os frutos
proporcionados pelo tipo ideal, o pensamento weberiano racionalizou o estudo dos
vínculos entre o indivíduo e a sociedade.
Fernando Jun Sato - 1º Ano Direito Diurno
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