Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Positivismo - Augusto Comte

O grande desafio de Comte era projetar uma ciência social que tivesse a mesma eficiência das ciências naturais e que permitisse compreender e direcionar o desenvolvimento progressivo do homem em direção à civilização, entendida como uma sociedade industrializada, em que cada homem livre pudesse cumprir com sua função social.
O espírito humano emprega três métodos de filosofar, são eles: teológico, metafísico e positivo. Para Comte o estado metafísico seria um estágio transitório entre o primeiro e o terceiro método, este último sendo o mais desenvolvido, deixa de tentar obter noções absolutas sobre os fenômenos naturais, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, e passa a preocupar-se unicamente em descobrir, combinando o uso do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, suas relações invariáveis de sucessão e de similaridade.
Portanto para o sociólogo não há sentido no conhecimento se este não puder ser observado exatamente como se manifesta na realidade, ou seja, não há distinção entre realidade prática e as ciências abstratas, que se utilizam do pensamento metafísico para compreender essa realidade  imediata; um deve ser  necessariamente igual ao outro sem quaisquer diferenças. Tal princípio levaria Comte a afirmar a necessária neutralidade do pesquisador diante dos acontecimentos sociais, possibilitando-lhe compreender as relações sociais e a sociedade; foi isso que Comte chamou de Física social ou sociologia.


Ana Claudia Gutierrez Kitamura  - 1° ano de Direito Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário