Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Ideais e facetas do positivismo

Visto como um dos fundadores do Positivismo, Augusto Comte propõe em sua análise uma teoria vinculada à observação e ao raciocínio lógico. Segundo o autor, há três maneiras de compreender as concepções gerais do conhecimento: a teológica, na qual as explicações são dadas pela ação dos agentes sobrenaturais; a positiva, que visa a explicação por termos reais e lógicos, e a metafísica, que é vista como uma forma de transição entre a teológica e a positiva, vinculada na explicação por forças abstratas.
No entanto, deve-se ressaltar que a finalidade da filosofia positiva não é explicar as causas nem as origens das relações universais, e sim entendê-las o seu funcionamento e propor, por meio da lógica, uma justificativa plausível. Nesse âmbito, Comte trata com urgência a necessidade de se analisar a física social, tratando a sociedade como fonte de estudo e fazendo proposições de que a manutenção da ordem e a busca pelo progresso são metas sínteses para o funcionamento da sociedade.
Além disso, o autor afirma que todo ser vivo pode ser estudado na forma estática ou na forma dinâmica, sendo que a primeira forma refere-se à essência do indivíduo, ou seja, sua composição fisiológica e anatômica, enquanto a segunda refere-se ás ações e ao progresso do espírito humano.
Assim, para que haja o sucesso e a difusão dos ideias positivistas, Comte propõe uma reforma na educação, principalmente nas classes subalternas, visando romper o distanciamento entre as diferentes ciências alegando que o conhecimento é único e que, para atingi-lo, seria necessária a fusão das diferentes ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário