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domingo, 7 de abril de 2013


 

Antigas Engrenagens



       Auguste Comte embasando-se nos métodos cartesianos e baconianos, cria um método para a convivência social. Este tem com alicerceis a lógica, o realismo e a organização do conhecimento. Propondo uma reorganização social completa. Levando em conta a fisiologia do individuo Comte cria a Física social, englobando conhecimento de outras ciências.
       A metodologia Comtiana é rígida, pois nele não cabe a abstração. A ciência seria embasado na observação do concreto, na técnica, para a finalidade da mudança da natureza e do progresso. Porém jamais excluindo a importância da teoria diante da pratica, afinal a teoria é o principio racional para a aplicação da pratica. Comte propõe a reforma da educação, para que a formação passe a ser fundamentada na ciência positiva. Assim estes novos cientista instruídos pelo método positivista possam buscar a unificação das leis do universo.
       O autor prevê no desenvolvimento humanos a presença de três tipos de estados: o estado teleológico, o metafisico, e o positivo. Respectivamente seria a ordem natural da construção do conhecimento humano. O primeiro estágio é o teleológico, onde o conhecimento e a explicação dos fatos são explicados pelo sobrenatural, por deuses e entidades "não matérias". O segundo estágio: o metafísico, o homem passa a buscar o conhecimento com fins mais científicos e metodológicos, porem ainda há amarras do estagio teleológico. O metafisico é a transição do teleológico ao estado positivo. O terceiro, ultimo e permanente estado é o positivo, que é o apogeu da valorização do conhecimento e da racionalidade, total amadurecimento do espirito humano. No terceiro estado a sociedade seria movida pela solidariedade.
       A máxima grafada na bandeira nacional brasileira, ordem e progresso, é a síntese a filosofia positiva. Afinal esta busca a organização do conhecimento como ciência, sustentado por um método, para a sua aplicação, que é o progresso segundo tal filosofia. Os militares na ditadura varguista, como no golpe de 64, indagavam tal máxima para que fosse concretizada a disciplina militar, para a manutenção da ordem social e do estado. Assim como a filosofia positiva condenando qualquer tipo de revolução.
       A metodologia do ensino brasileira é um reflexo do positivismo no brasil, pois essa valoriza a matematização do conhecimento, e o conservadorismo. A ciência brasileira, quando embasa-se no positivismo, preocupa-se muito em teorizar, em organizar o conhecimento, sem aplica-lo. O positivismo se afirma como o fim da revolução iniciado por Bacon e Descartes. A máxima manutenção daquele método, das antigas engrenagens.

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