Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

O caos é necessário?

Ordem e progresso. Estes itens básicos da sociedade ideal de Comte são buscados pelos mais diversos governos. Mas será a busca da ordem um paradoxo frente ao progresso? A forma estática característica da ordem impossibilita, ou pelos menos retarda, a inovação do progresso,o qual pode surgir, inclusive, da desordem.
A mudança, que quebra uma constante, tenta implantar outra cuja ordem seria sua finalidade: assim a dialética cria um ciclo infinito.
Para comprovar basta analisarmos a Guerra Fria na qual a desordem, causada pela disputa ideológica entre os modelos capitalista e socialista, acelerou a indústria bélica e tecnológica dos países que, a longo prazo, desenvolveram a era digital de hoje.
Nessa direção,até que ponto o ''caos'' é benéfico? Comte nega a necessidade natural da dialética hegeliana na qual para toda tese há uma antítese que se desmembrará numa síntese, que terá uma nova tese, uma antítese,uma síntese, uma tese... Assim nossa sociedade está rodeada de mudanças  que afetam desde o mundo individual cotidiano até as que afetam a base da sociedade, podendo ou não interferir no status quo e causar a desordem.
Por fim,as teorias filosóficas nos deixam muito a questionar: será a ordem superior ao progresso, ou melhor, há progresso em meio a desordem?


Marcela Helena Petroni Pinca

Nenhum comentário:

Postar um comentário