Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Ordem e Progresso?




Visto como um sinal de amadurecimento da forma de pensar da época, o Positivismo criado por Augusto Comte sugeria que uma melhor organização do pensamento levaria a humanidade ao desenvolvimento.
Facilmente relacionadas com a filosofia de Francis Bacon, as ideias positivistas também incluem a ênfase na utilidade do conhecimento, criticando ramos do saber que não trazem modificações diretas na sociedade ou que podem ser considerados duvidosos por fugirem do método definido como correto.
Comte também sugere a existência de três estágios do conhecimento: Teológico (Deus como causa de todas as coisas), Metafísico (entidades da natureza explicariam os fenômenos) e Positivo. Como o estágio final definia as razões dos acontecimentos? Comte não sabia e nem queria saber. O “porque sim” passou a ser resposta, pois o que interessava no momento era a descoberta das leis que regiam o mundo e, principalmente, a busca de uma que envolvesse todo o conhecimento obtido até então.
Para que se encaixasse no sistema positivo, o saber da época deveria passar por diversas mudanças em sua estrutura, passando por uma reforma na educação, integrando as ciências, pela criação da uma ciência chamada física social, que aplicaria os métodos positivistas no estudo sobre a sociedade, e por uma padronização na forma de pensar.
Por fim, podemos perceber que as ideias de Comte, apesar de obsoletas em um mundo atual extremamente marcado pela relação entre diversidade e desenvolvimento, apresentam reflexos na sociedade, o que pode ser representado por coisas como desde o escrito em nossa bandeira (que não condiz exatamente com a realidade brasileira) até o uso como ofensa aos mais conservadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário