Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

A ordem positivista como limitante da individualidade humana


Auguste Comte, pensador do século XIX, é conhecido pela criação de uma doutrina filosófica cuja ordem, além de ser o elemento essencial para um bom funcionamento social, é o único capaz de materializar o progresso natural de toda sociedade.
A teoria do Positivismo, leva esse nome pela predileção por aquilo que é correto, pela retidão, considera que os papéis sociais são fixos e, portanto, cada indivíduo tem o seu lugar certo e sua função adequada dentro da organização social . Qualquer subversão desses papéis leva ao caos, que para Comte, deve ser evitado a qualquer custo.
Oras, um sistema que prega o sacrifício individual em nome da coletividade, que afirma que o conhecimento deve centralizar-se na elite e que busca conformar as pessoas, por exemplo, de que esse é o único meio de se obter os dizeres tão prezados numa bandeira nacional: “ordem e progresso”, me parece, acima de tudo, um sistema superficial e elitista.
É evidente que todos os indivíduos prezam por uma vida pacífica e ordenada, entretanto deve-se questionar: para qual grupo social é interessante a luta pela manutenção dos valores, da “pirâmide social” e do sistema padrão?!
Infelizmente o Positivismo de Comte não se encerrou no século XIX. Está vivo e, coincidentemente ou não, é ainda utilizado pela maior parte dos governantes da contemporaneidade. Buscar o progresso social condicionando e distanciando as pessoas da impossibilidade de emancipação é fácil. Complexo é criar um sistema que consiga limitar a ânsia da elite pelo lucro e pela concentração de poder, corrigindo assim, as desigualdades seculares entre a humanidade e, ao mesmo tempo, manter essa ordem que é tão “necessária” para o progresso.




Amanda D. Verrone - 1º Ano Direito Notuno

Um comentário:

  1. Mais um artigo onde fica claro que a autora nunca leu um só livro de Auguste Comte, e apenas repete as calúnias e desinformações criadas pelos meios acadêmicos e universitários que estão tomados pela militância socialista/marxista: Não há nas obras de Auguste Comte nenhuma afirmação de que os papéis sociais sejam Fixos, e nem que a subversão deva ser evitada á "Qualquer Custo",....o que Comte defende que se evite são as revoluções armadas, as guerras, por isso ele defende o fim dos exércitos e das forças armadas como um todo. O Positivismo também Não defende que o conhecimento deva ficar centralizado nas elites, isto é uma calúnia,bem como é uma calúnia afirmar que a "Manutenção dos valores da pirâmide social e do sistema padrão" Sejam coisas do positivismo, fazer relação da "manutenção" dessas coisas com o Positivismo é uma calúnia e uma desinformação absurda. concluindo: Não existe nenhum governo em qualquer lugar do mundo utilizando o Positivismo como doutrina de seu governo, dizer isso é uma besteira. Concluindo: é vergonhoso ver os professores deixarem passar este monte de desinformação em nome da militância ideológica deles.

    ResponderExcluir