Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013


  O Estado Positivo de Comte

  O positivismo de Augusto Comte é uma doutrina filosófica, sociológica e política em que consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo. Comte definiu em sua obra “Apelo aos conservadoresa palavra “positivo” como sendo o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, o certo frente ao incerto.
  Para Comte existem dois estágios anteriores ao Estado Positivo (Lei dos Três Estados) para a construção do conhecimento, são eles: o Teológico e o Metafísico que são necessários ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo. Porém é relevante que, para o autor, Deus e a Natureza são as explicações últimas das coisas e que a etapa Positiva não busca mais as causas, mas sim a descoberta e o estudo das leis naturais(que regem os fenômenos).
  O pensamento Comtiano surgiu no século XIX, juntamente com o avanço industrial e social. O autor acredita na marcha efetiva do conhecimento humano através do progresso científico e moral em que se há desordem no sistema social não é possível ter progresso e crescimento.
Comte diz também que aqueles que detêm conhecimento devem dirigir a sociedade, podendo assim ser comparado com Bacon que diz em sua frase “Saber é poder”. Bacon e Descartes são considerados precursores da filosofia positiva.
  As propriedades fundamentais da filosofia positivista afirmam que todo ser vivo pode ser estudado na sua forma estática, estudo das condições orgânicas, e na sua forma dinâmica, estudo do espírito humano. Essas propriedades pregam também a reforma da educação, o conhecimento uno e a filosofia positiva como base para a reorganização social.
  Para Comte o indivíduo não existe, mas sim a sociedade. O indivíduo nega a si em favor do coletivo, para cumprir seu papel social não ocorrendo rupturas e desequilíbrios e com isso conseguir o então progresso esperado pelo pensamento positivista.


Emmanuelle Nasser Dias e Silva- 1º ano Direito Noturno







Nenhum comentário:

Postar um comentário