Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

A física social da ordem


      Augusto Comte busca revolucionar a filosofia natural, ao atingir a física social pela superação dos estados teológico e metafísico. Pelo contexto histórico instável vivido pelo autor, entende-se as suas intenções de procurar compreender a sociedade e transformá-la com sua filosofia positiva.
       Ao excluir do seu rol de prioridades a origem e a finalidade dos fenômenos, o francês aprofunda seu enfoque no funcionamento da sociedade, nas chamadas leis lógicas ou gerais. Influenciado por Descartes e Bacon, Comte rompe com a filosofia convencional, para inaugurar uma nova ciência, a sociologia.
       O positivista demonstra ao seu leitor com argumentos didáticos, a hierarquia de sua classificação da escala enciclopédica, em movimento gradativo de ascensão dos mais gerais, simples, abstratos e independentes aos mais particulares, complicados e concretos, tem-se: a matemática, a astronomia, a física, a química, a fisiologia e a física social.
       O método racional da observação, da experimentação e da comparação revela a maturidade intelectual do espírito humano, considerado a virilidade do conhecimento.
       Para se manter a ordem social, cada homem deve exercer o seu papel, conservando o equilíbrio com sua função na sociedade de forma contínua, sem interferir no progresso tecnológico e científico a que a humanidade está fadada a sofrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário