Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Estática, "órbitas" e o positivismo de Augusto Comte

     Ao observar a crescente agitação social durante a Revolução Social, Augusto Comte formulou um curso que visava recolocar a sociedade em ordem para que algum progresso fosse alcançado. Assim, Comte buscava utilizar-se da razão para estudar a sociedade e suas desordens. Com isto nascia a filosofia positiva, ou a corrente do positivismo.
     Comte e seu positivismo procuraram demonstrar que os campos em que o homem não utilizava a razão para  tirar suas conclusões eram campos atrasados. Assim, tornava-se indispensável, para que a ordem retorna-se à sociedade, o uso da razão nos campos em que os estados teológicos e metafísicos dominavam sobre o estado positivo. Pois assim a sociedade conseguiria se organizar e voltar a ter uma ordem que facilitasse seu desenvolvimento e sua dinâmica.
     Contudo, ao analisar-se a filosofia de Comte no dias atuais, nota-se que se trata de uma "resolução" bastante conservadora para os problemas da sociedade. Pois para Comte, tal agitação social seria fruto da ação de pessoas de diferentes funções na sociedade, que estariam saindo de suas "órbitas", para ocuparem diferentes espaços na sociedade. Assim, um indivíduo que deveria ser um trabalhador, estaria tentando ou ocupando o lugar de um indivíduo que deveria ser um empresário ou médico em uma esfera mais importante da sociedade. Subvertendo uma hierarquia supostamente preestabelecida pela sociedade.
     Mas o positivismo é algo válido no ponto em que se tem a valorização da observação, vivência e experiência na tomada de conclusões. Tanto que várias sociedades adotaram características desta corrente filosófica na formação de seus governos e sociedades. Basta analisar a bandeira brasileira e notar uma das principais ideias, ordem e progresso, estampadas na bandeira nacional. Sendo valido lembrar, novamente, que o positivismo busca a harmonia com a solução dos conflitos sociais, e não a desordem. Mesmo que tal solução seja uma hierarquização da sociedade, e a preferência pela manutenção da ordem pela impossibilidade de indivíduos mudarem sua importância intelectual na sociedade.
     Ao pensar em uma forma de se estudar a sociedade utilizando-se da razão, Augusto Comte busca resolver a desordem restabelecendo a hierarquia da sociedade. Mas o fato de estabelecer os membros de uma sociedade em "órbitas", e esperar que estes membros mantenham-se estáticos, é algo que não condiz com a realidade. Mesmo que possa resolver as agitações sociais, é algo que não respeita a premissa de liberdade de uma república pois enclausura um indivíduo em uma ordem que pode não pode ser modificada. Assim, mesmo que tenhamos mais vivência em uma república baseada nos moldes positivistas, é necessário ter noção de que tal hierarquia não pode ser encarada como algo intransponível. Mas sim apenas uma forma de se encarar a sociedade e suas várias diferenças.

Leonardo de Morais Oliveira Lima - Direito Noturno primeiro ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário