Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Um progresso conservador


                
                O positivismo de Comte defende que o conhecimento verdadeiro só pode ser alcançado através do conhecimento científico;ou seja, só se pode afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.Sobre essas teorias, o positivismo aponta como não necessária a  explicação de fenômenos externos  (como a criação do homem), mas como imprescindível a busca pela explicação de coisas mais práticas e presentes na vida do homem(como as leis, as relações sociais e a ética).
                Comte elaborou a chamada doutrina ou lei dos três estágios, segundo a qual passamos pelo estado teológico, depois pelo metafísico e, no presente, estamos no estado positivo ou científico, . “o primeiro é provisório, o segundo transitório e o terceiro definitivo.” Cada um desses estágios era modelado por um conjunto de concepções, valores , opiniões e “mentalidades”, próprios.
             O elemento estático da transformação caracterizava os setores estáveis da sociedade, que na política se projetavam no desejo de Ordem. O outro elemento, o dinâmico, designava o impulso natural dos homens em direção ao Progresso. Comte harmonizou a estática e a dinâmica no lema Ordem e Progresso (o qual foi incorporado à bandeira do Brasil).Segundo ele,a Humanidade avançaria para o progresso dentro da ordem, sem revolução ou bruscas rupturas.Isso ocorreria melhorando a educação, pois dessa forma  existiriam mais cientistas, e melhorando a saúde, já que essa condição melhora a qualidade de vida das classes menos abastadas, as quais se contentariam com sua condição e não lutariam por mudar de posição.Para Comte, o estado tem que ser forte e cuidar bem da sociedade para que ela funcione bem.
                   Dessa forma, Comte afirma que a reorganização social, mantendo sempre a ordem de funcionalidade(filho de patrão vai ser patrão e filho de operário vai ser operário), a sociedade progrediria em uma espécie de evolucionismo conservador.Vale ressaltar que essa filosofia positivista trouxe como reflexo sociedades conservadoras na atualidade, e para os positivistas atuais, tal teoria deve ser utilizada para re-estabelecer a ordem e corrigir a anarquia intelectual, o que contraria opiniões de muitas pessoas que prezam a livre escolha de papeis na sociedade.


Carolinne Leme de Castilho - Iº ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário