Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Comte e a construção do conhecimento racional



               A filosofia positivista, como forma de divisão e racionalização de todo o conhecimento, busca esclarecer os princípios de socialização e convivência do homem, além de explicar mecanismos de estudos em outras partes da ciência, como a física, química, astronomia, entre outros.
               Como introdução a sua explicação, a percepção do homem, no início, é dividida em três vertentes: o estado teológico, estado metafísico e, finalmente, o estado positivo. Tudo se baseia nas diferentes visões acerca dos fenômenos do universo e da sociedade, fundamentando todo o conhecimento a partir dessas diferentes posturas acerca do mundo.
               A construção do conhecimento não pode ser fundada na forma newtoniana, como um meio de unificar as ciências em uma única teoria, simples de universal, que pode ser aplicada em todos os ramos. A filosofia e a sociologia vão além de uma única ciência. Elas buscam analisar diferentes sociedades em espaços de tempos singulares, apresentando, assim, características que diferem umas das outras. Neste contexto, a filosofia positivista não busca simplificar e sistematizar as ciências, e sim torna-las racionais, livre de qualquer interferência pessoal e vícios construídos por uma sociedade.
               Além de não ser unificada, essa forma científica deve ser dividida em partes comuns, como modo de sistematizar e aprimorar o estudo do conhecimento. Essa é uma característica primordial da filosofia positiva.


Yasmim Silva Fortes - 1º ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário