Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

A Ordem Social Positivista

Augusto Comte, ao propor o Positivismo, tinha a finalidade de montar o método ideal para adquirir conhecimento e formular pressupostos, sendo esses baseados em observações e sistematizações a cerca da realidade, partindo-se por base dos preceitos Teológicos e Metafísicos.
O Positivismo, era o modelo necessário na época para o desenvolvimento da sociedade, pois buscava compreendê-la e organizá-la de forma unificada e a garantir seu progresso e longevidade. Era também considerado o ápice do desenvolvimento humano e sua forma de saber mais virtuosa.
Consistia-se em uma ordem social até certo ponto estamental, devido à pouca mobilidade e a hierarquização presente, onde cada um deveria conhecer o seu lugar e desempenhar sua função destinada, sem expectativa de evolução individual. A própria educação ( que, segundo Comte, é pilar fundamental para a estrutura do sistema ) deve ser forte e com função de conscientizar a população a realizar seu papel em pró exclusivamente do coletivo, deixando o poder com os denominados melhor capacitados.
Este sistema descrito serviu como base para a estrutura social da época da Revolução Industrial, onde já se mostrava essa dominação de cima para baixo. E desde já, se mostrava como uma forma de exploração, não mais exclusivamente para um bem social, mas sim para um individual. Os burgueses basicamente escravizavam sua mão-de-obra e as colocavam em situações anti-humanitárias em pró de seu próprio lucro, o que foi alvo de extremas críticas do sociólogo Karl Marx, em sua obra " O Manifesto Comunista".
A Ditadura Militar é outro exemplo de extremismo desta organização, em que o desenvolvimento do país dependia de uma ordem radical, que no final serviu apenas de pretexto para se chegar ao poder.
Não é de todo mal os ideais Positivistas pregados por Comte, já que visam de certa forma um bem coletivo em sua essência. Porém essas teorias são muitas vezes má interpretadas e distorcidas.

Weber Passos dos Santos - Direito Noturno











































Nenhum comentário:

Postar um comentário