Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

O Avanço Positivista de Comte


Augusto Comte, no livro “Curso de Filosofia Positiva” busca aproximar a sociologia das ciências da natureza. Para o autor o conhecimento possui três estágios: o teológico, o metafísico e o positivo, sendo este o mais avançado. O estudo da sociedade ainda estaria nos dois primeiro estágios enquanto as ciências da natureza já teriam atingido o patamar positivista, em que o homem analisa o mundo por meio da experimentação.
            Segundo Comte a sociedade é regida por leis imutáveis e, por isso, sugere a criação da física social. Seu funcionamento se daria na obtenção e manutenção da ordem visando atingir o progresso. No entanto, o progresso também é visto como condição necessária para a existência da ordem.
            Como para o autor os diversos grupos existentes em uma sociedade possuem lugares específicos de habitação e qualquer tentativa de mudança dessas posições leva ao caos e ao não progresso, seria necessário que o Estado distribuísse riqueza às classes subalternas de modo a impedir que se revoltassem. Esse método é utilizado pelos governos pelo menos desde a Roma Antiga com sua política do pão e circo e até hoje é posto em prática por meio, por exemplo, de medidas paliativas que são vendidas para a população como grandes avanços para o povo.
            Por fim, para Comte, deveria haver uma reforma na educação para que houvesse uma unificação das ciências, possibilitando o desenvolvimento do Positivismo, que seria um sinal do amadurecimento do homem e um progresso para o estudo da sociedade.

Texto relativo à aula 04 – Carolina Paulino Fontenla - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário