Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Um eterno ciclo :para cada nova ordem um novo progresso


              Augusto Comte tendo vivido em momentos turbulentos e instáveis decidiu propor um método para que a sociedade pudesse manter a estabilidade e permanecer coesa. Para isso, Comte procura superar os estados teológico e metafisico, que não conseguiam desviar-se de abstrações, para alcançar o estado positivo. Nesse estado a preocupação principal seria o entendimento concreto dos fenômenos e assim seria possível o alcance de uma ciência que fosse capaz de compreender, explicar e transformar a sociedade. 
                   Partindo disto o filósofo sugere uma sociedade que tenha determinada ordem que possibilite o progresso. Assim , a ideia principal seria educar os indivíduos para que eles entendam o papel que deverão exercer e que conscientes disto aceitem a situação a fim de manter a harmonia e garantir  a ordenação , lembrando sempre que independente da posição social que cada ser humano ocupe ela é importante para que a coletividade se componha. Somente a partir do momento em que a ordem estivesse estabelecida o progresso viria, pois não há progresso sem ordem e esta seria desfeita quando os indivíduos deixassem de cumprir a função que cabe a cada um deles. 
                   Comte também defende o fim do isolamento das ciências, a maior integração entre elas, ainda que cada uma se especialize em determinada área , já que o entendimento do todo exige a compreensão de suas  partes. Com essas propostas Comte influenciou muito o comportamento humano e podemos perceber isso estampado na bandeira brasileira, vendo o ensinamento positivista presente nas escolas militares e mesmo no ensino básico temos traços positivistas. Entretanto, essa "ordem e progresso" idealizados por ele em nenhum momento de nossa historia esteve estática , vivemos um ciclo em que há a ordem possibilitando o progresso e quando algo a abala  ficamos sujeitos à desordem e estagnação e depois constituímos nova ordem e novo progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário