Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

O papel da ordem na construção social


       No papel de construtor de uma nova forma de pensar, Auguste Comte desenvolveu uma ciência social chamada de Positivismo. Apesar de muito criticado por seu aspecto conservador, o positivismo apresenta uma nova visão de mundo no qual o progresso é determinante para o desenvolvimento humano. Neste contexto, Augusto Comte prega que para que se atinja tal progresso é necessário que se estabeleça a ordem.
      Desta maneira, uma das principais idéias de Comte é a de que cada indivíduo tem o seu papel na sociedade, e que esta não funcionará corretamente sem o seu cumprimento. Assim ele compara a sociedade como um organismo, onde cada órgão, cada sistema tem a sua função necessária para o bom funcionamento do indivíduo.     

      Comte declara também a importância da união da Ciência (ação) e da Técnica (aplicação) para o auxílio da superação da fragilidade fisiológica do homem.É nesse contexto que Auguste Comte diz ser necessário o conhecimento da realidade para prever o que nossas ações acarretarão, melhorando assim a realidade presente.Logo a previsão científica é uma das bases mais importantes do pensamento positivista.       No entanto, apesar de radical e rigoroso o positivismo acompanhou e estimulou a organização técnico-industrial da sociedade moderna e fez uma exaltação otimista do industrialismo. Nesse sentido, pode-se compreendê-lo como produto desta sociedade que leva a desenvolver-se e consolidar-se prosperando. 
      Por fim, Comte estabelece que o rompimento de tal ciclo entre ordem (necessária para o progresso) e o progresso (gera maior organização da ordem) provocaria o caos e o fim da sociedade humana.Diante de tal fato a sociedade torna-se parte de um todo sujeito às consequências da desordem , desta maneira o autor deixa claro em sua obra questões fundamentais para o que ele julga ser ideal para o desenvolvimento da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário