Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Ordem reformulável


Ao entrarmos em contato com as ideias de Auguste Comte, notamos que termos como “ordem” e “progresso” são extremamente relativos e, se tomados sob uma única perspectiva, apresentam-se como fundamentos de um pensamento totalitário oposto aos princípios de governos democráticos que adotam o pluralismo de ideias como pressuposto essencial para nosso progresso social.
Em face de tal reflexão, surgem as seguintes indagações: “Vivemos sob que tipo de ordem?”, “Tal ordem nos tem guiado ao progresso?”, “Até quando podemos conciliar a ordem vigente com a contínua busca pelo progresso?”. A partir de tais indagações, podemos dizer que a ordem sob a qual vivemos somente nos permite o progresso por não se tratar de algo eternamente inflexível, isto é, substituiu uma antiga ordem e futuramente será substituída por uma nova.
Por esta razão, pode-se afirmar que tal ordem se encontra em um contínuo processo de reformulação, pois os próprios conceitos de ordem e progresso são mutáveis, ou seja,  sofrem contínua influência do meio social no qual estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário