Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Comte: Progresso à beira de um colapso

          Augusto Comte, um dos precursores do Positivismo, propõe em seus estudos filosóficos uma análise mais pragmática do universo social. Isto é, uma teoria baseada em observação e lógica. Afastando assim, ideais idealistas, embasando-se nas ciências exatas e biológicas. Esse estudo também leva em grande consideração correntes de pensamentos contemporâneos como o evolucionismo darwinista.
          Apesar de seus métodos, a filosofia positivista não busca a explicação da origem dos eventos e sim uma compreensão de seu funcionamento. Comte barra qualquer tipo de interpretação ou elemento metafísico, dando espaço somente a metodologia, os fatos  e a experiência.
          No universo do Estado, o progresso é, inevitavelmente, necessário. E este só é possível à partir da instauração da ordem. Para que essa tal ordem seja instalada é indispensável que cada que indivíduo assuma seu papel no âmbito social. O contrário disso é o colapso das estruturas do Estado e a impossibilidade de se atingir o "principal" objetivo do Estado: progresso.



Arthur Gouveia Marchesi, 1º ano direito - diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário