Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

Augusto Comte: o pai da sociologia e do positivismo

     O filósofo francês Augusto Comte criou uma nova ciência voltada ao estudo da sociedade chamada sociologia, diferente de alguns filósofos anteriores, como Descartes e Bacon que procuravam compreender a natureza. A sociologia diferencia-se da filosofia por desprender-se da teologia e da metafísica, e estudar o real na busca pela compreensão e resolução dos problemas coletivos por meio da experiência e da observação, afim de transformar a sociedade. Comte viveu em um mundo marcado por agitações plíticas e sociaisdurante a Revolução Industrial na Europa, o que fez com que ele defendesse a ordem e precebesse que as revoltas eram causadas por grupos sociais- na maioria compostos por operários- que estavam descontentes com seus papeis sociais e seus representantes. Porém, de acordo com seu pensamento que "saber é poder", apenas os que detém o conhecimento devem dirigir a sociedade e não os que possuem poder político. Sendo assim, o papel social de cada indivíduo deveria ser fixo e inquestionável para que houvesse equilíbrio e organização, e só então o desenvolvimento poderia ser atingido.
     A partir de seus estudo, Augusto Comte fundou o Positivosmo, teoria que teve grande influência na política- especialmente em Estados fortes- e defende a conservação dos papeis sociais com um aspecto saudável para todos, afim de manter a ordem e alcaçar o progresso. De acordo com ele, são necessários três estágios ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo para a contrução do conhecimento, a chamada Lei dos Três Estados, onde o primeiro é o teológico, o segundo metafísico e o terceiro o positivo. Os dois primeiros estados são alcançados pela filosofia, entretanto, apenas a sociologia abrange todos eles.
     Portanto, em sua nova ciência sociológica, Comte estuda o mundo concreto em seu tempo real na busca de padrões recorrentes para tentar compreender e transformar a sociedade e seus fenômenos, e defende com sua teoria positivista a conservação dos papeis sociais e da ordem para que o progresso possa ser alcançado.

Bianca da Silva Fernandes Bastos
1º ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário