Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

O positivismo e a ordem natural do progresso


Dentre os vários defensores que tratam a Sociologia como ciência, destaca-se Augusto Comte, que é considerado o “pai da Sociologia”.  Sua teoria positivista emerge no século XIX, contexto no qual foi extremamente  influenciado pelas ciências naturais, principalmente a biologia. Comte inova ao alterar a noção de ciência humana com caráter analítico, isto é,  que analisa fato a fato,pois passa a ver a Sociologia com caráter sintético, na qual visava analisar a sociedade como um todo. No entanto, para abarcar num terreno cujos conceitos deveriam ser tão diversificados, Comte defende uma posição científica, determinando o ponto de  menor desenvolvimento para o de maior desenvolvimento, este que seria a sociedade europeia industrial. Nesse ponto, podemos destacar a relevante contribuição que o positivismo teve na justificação civilizatória do neocolonialismo europeu. 
A teoria positivista  estabelece  que existem determinadas etapas de desenvolvimento da sociedade, que passariam sucessivamente pela etapa teológica, metafísica e científica. Nesta última etapa, Comte trabalha com uma visão fatalista da sociedade. Segundo ele, era inevitável  atingir essa etapa,no entanto seria função da sociologia catalisar o processo  de evolução da sociedade. Por meio de uma visão fatalista,  o homem não deveria alterar o processo natural da evolução. Contudo o progresso, por conseguinte, deveria resultar dentro da lógica de ordem. Ordem esta, que seria pré-condição ao progresso. Desse modo, o positivismo vai contra às mudanças drásticas, como a existência de Revoluções.
Comte aborda também, uma série de questões da maneira como a evolução científica e tecnológica engendrou na sociedade. No seu estudo, rompe com a filosofia metafísica, abstrata e Iluminista. Propõe, assim, pensar a sociedade sob um prisma “do real frente ao quimérico, do útil frente ao inútil, do certo frente ao incerto”.
A influência positivista deu-se tão somente  à História da Sociologia,  mas também, influenciou determinantemente a política e a educação. No Brasil, por exemplo ,a influência é evidente tanto na política com o Republicanismo quanto para a educação e a disseminação das escolas técnicas. Assim, mais do que entender a teoria positivista em si, deve-se levar  em consideração o que ela, de fato, possibilitou para a história da sociedade até os dias atuais.
                                               
                                                    Maria Beatriz Cadamuro Mimo - 1º ano Direito Noturno
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário