Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 7 de abril de 2013

A ciência da sociedade

Auguste Comte criou no século XIX o Positivismo, filosofia que defende “o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, o certo frente ao incerto”. Tendo, de certa forma, como precursores Descartes e Bacon, o Positivismo propunha a reformulação da sociedade, o que exigia, primeiramente, o conhecimento sobre ela.
A principal obra de Comte é “Curso de Filosofia Positiva”, escrita entre 1830 e 1842, onde é feito a exposição sistemática das principais ideias que fundamentam essa filosofia.
Primeiramente, são analisados os três estados históricos diferentes na construção do conhecimento: o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstrato e o estado científico ou positivo.
Depois, Comte explica a necessidade da fundação da física social, segundo ele, “a maior e mais urgente necessidade de nossa inteligência.”, pois, as bases da ciência moderna eram: a astronomia, a física, a química e a fisiologia; faltando, assim, a base relativa aos fenômenos sociais.
Outro aspecto importante da obra é a explicação das quatro propriedades fundamentais do Positivismo: a racionalização das leis lógicas do espírito humano, dando especial importância à concepção filosófica que consiste no estudo dos fenômenos dos seres vivos a partir da estática e da dinâmica; a reforma geral do sistema de educação; o reconhecimento do conhecimento como uno; e a reorganização social.
Além disso, ela postulava a ideia de que os indivíduos devem desempenhar papéis específicos na sociedade para que haja a ordem e, consequentemente, o progresso.
O conhecimento do Positivismo é particularmente importante ao Brasil devido à forte influenciada exercida por aquele sobre este, especialmente na virada dos séculos XIX e XX na orientação da nova ordem social republicana.
Apesar de sua importância, o Positivismo é alvo de diversas criticas, principalmente por seu conservadorismo, porém não podemos deixar de considerar suas contribuições para a sociedade, especialmente para sua ciência.

Letícia Roberta Santos
Texto referente ao livro "Curso de Filosofia Positiva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário