Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A necessidade de Max Weber em terras tupiniquins!



         Nossa nação fora muito influenciada, devido em parte ao seu processo histórico e em outra ao caráter de seus partidos políticos, por, principalmente, dois grandes nomes da sociologia: Comte e Marx. Teorias como as de Weber, embora estejam presentes na cultura brasileira como na obra “Os Donos do Poder” de Raymundo Faoro, participam de maneira minoritária.
         O resultado disso é que as ideias desses dois autores, que segundo Weber não passam de “tipos ideais”, acabam ganhando dentro das universidades um caráter intocável e inquestionável, o que prejudica tanto o desenvolvimento das ciências humanas como também acaba por deslocar o indivíduo da realidade.
         Um exemplo que justificaria a importância das ideias de Weber em nosso país é justamente o da “unidade brasileira”. Durante séculos escritores renomados de todas as escolas da literatura brasileira, buscaram produzir uma obra capaz de unir o Brasil de extremo a extremo. E não apenas escritores, políticos sempre buscaram algum traço cultural que pudessem utilizar para conseguirem o apoio de toda nação. Porém, como fica evidente em “Macunaíma”, o Brasil não possui um caráter que o una perfeitamente. O próprio Macunaíma, para poder representar todo o país necessita ser um herói mutante, que muda suas características de acordo com a região que se encontra.
         Tal exemplo é a prova de que as teorias sociológicas que buscam representar todo o país, seja pela luta de classes ou por outra qualquer teoria generalizante, estão longe de explicar o que, realmente, é o Brasil. Sendo mais útil, por essa razão, considerar as ideias de Weber, utilizando tais teorias apenas como “tipos ideias” para a construção de algo com maior cientificidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário